5 passos para implantar com sucesso uma IA

Fonte: Pixabay.

Em um momento em que a Inteligência Artificial (IA) é considerada o mecanismo que impulsionará a próxima era do progresso humano, não estar atualizado é uma opção comercial inviável.

As empresas que desejam acompanhar as concorrentes e reconhecer oportunidades diante delas, devem investir seus esforços para expandir seu nível de automação e introduzir a IA em seus processos.

A IA é essencial para o crescimento dos negócios, pois é um fator chave para o avanço da transformação digital. De fato, a IA é a segunda iniciativa mais importante para os líderes empresariais hoje, perdendo apenas para o uso de insights orientados por dados para a melhoria de produtos e serviços.

Com a IA, é possível criar um valor incrível para organizações que buscam diminuir custos, aumentar a produtividade e melhorar a experiência de seus clientes. Porém, o nível de maturidade tecnológica da empresa e suas práticas no uso de dados, são determinantes para o sucesso da implementação desta solução.

Mesmo assim, existem empresas que se aventuram com essa tecnologia e, embora a considerem uma de suas principais prioridades, enfrentam uma série de desafios que as impedem de escalar a IA em toda a corporação, bem como, usufruir totalmente das vantagens competitivas proporcionadas por essa solução.

Como implementar com sucesso a IA na sua empresa?

A maturidade da IA é importante porque ajuda as organizações a otimizar e automatizar processos em toda a empresa, permitindo o ganho de eficiência e melhores resultados. Além disso, sua utilização é indispensável para uma transformação digital bem-sucedida.

Portanto, confira a nossa lista com 5 passos para implementar com sucesso a IA no seu negócio, visando o melhor aproveitamento de seus recursos e a escalabilidade da solução.

Fonte: Shutterstock.

1 – Tenha dados de qualidade

Os dados são um grande obstáculo à expansão da IA. Infelizmente, 90% das empresas apresentam dificuldades em escalar a IA por falta de dados ou pela baixa qualidade deles. Essa situação muitas vezes é consequência da falta de governança e problemas de integração de sistemas, o que dificulta a conexão de várias fontes de dados.

A Trade Technology oferece consultorias especializadas para Ciência de Dados e Governança de Dados. Nestes serviços serão desenvolvidas ações para melhorar a qualidade e a organização de seus dados, permitindo o uso de tecnologias mais atuais e assertivas para o negócio.

2 – Crie um pipeline de casos de uso consequentes de IA

Escalar a IA significa ter casos de uso reais e prontos para implementar. Por isso, é interessante criar equipes multidisciplinares, envolvendo profissionais experientes com IA, negócios, tecnologia e que tenham conhecimento sobre o público-alvo.

Priorize casos de uso com base na viabilidade técnica. O uso de uma lente de impacto de liderança no setor garantirá que os casos de uso de IA implementados sejam relevantes para a transformação digital em relação à concorrência, ao invés de apenas melhorar os processos de negócios existentes.

3 – Aumente as equipes técnicas para IA

Os cientistas de dados são fundamentais para transformar dados em modelos inteligentes de IA. No entanto, uma reclamação frequentemente ouvida por esses profissionais é a não-operacionalização dos modelos de IA. Isso porque a implementação de casos de uso de IA exige uma equipe mais ampla, composta por: cientistas de dados, analistas de negócios, desenvolvedores, profissionais de operações e gerentes de projeto.

Portanto, considere a criação de equipes multifuncionais para atuar com IA desde o início da implementação. É necessário que haja o acompanhamento do time quando são levantados os requisitos e elaborados os casos de uso, pois eles vão destacar possíveis problemas técnicos e situações que podem ser resolvidas em paralelo ao desenvolvimento do modelo.

4 – Analise os personagens com impacto na IA

Como toda tecnologia, a IA também influencia o futuro do trabalho. Com ela é possível automatizar alguns processos, aumentar a capacidade dos funcionários e leva à criação de funções totalmente novas para os trabalhadores. Por isso, para cada uso de IA, é preciso criar personagens para representar funcionários e clientes existentes, que provavelmente serão impactados pela solução.

Construa e use modelos de caso de uso para analisar como essa tecnologia afetará a função do ponto de vista de cada personagem e ajude as pessoas a entender como a IA poderá melhorar a empresa, a experiência do cliente e suas funções.

5 – Integre o conselho

Por fim, executivos e conselhos permanecerão responsáveis pelas ações e inações de uma empresa. Muitos entendem a necessidade transformadora da IA em seu setor, mas eles podem não entender o escopo e o investimento necessários para consolidar a IA em escala.

Eduque seus líderes sobre os casos de uso iniciais. Elabore requisitos organizacionais e tecnológicos mais completos mostrando a implementação da IA processos pontuais e em larga escala. Mostre para a alta gestão os benefícios a IA e o sucesso que a empresa pode alcançar com a projeção no uso dessa tecnologia.

A última dica para iniciar com sucesso o processo de implementação da IA na sua empresa, é entrar em contato com a Trade Technology e ter acesso aos melhores consultores, profissionais de TI e tecnologias disponíveis no mercado.  



×