A importância do RPA para a Transformação Digital

A Transformação Digital coloca a tecnologia em um papel estratégico e facilitador, visando gerar resultados cada vez melhores. 

Trata-se de alocar os recursos corretos nas funções e setores que mais podem se beneficiar com as mudanças dos modelos operacionais tradicionais e claro, com a inovação.

Fonte: Pixabay.

Porém, para que a Transformação Digital atinja seu potencial, é necessário que os gestores tenham uma boa visão do negócio, pois são eles que irão identificar os pontos de trabalho que podem e devem ser automatizados, ou onde a tecnologia pode assumir atribuições desgastantes e pouco atrativas.

A tecnologia da Automação Robótica de Processos (RPA), tem sido uma ajuda essencial para empresas que buscam tornam a  Transformação Digital real.

Segundo estudos da IBM, estima-se que cerca de 70% a 80% dos processos empresariais são baseados em regras, ou seja, possuem um padrão de execução.

Portanto, grande parte das tarefas inseridas nesse contexto podem ser automatizadas pelo RPA, sim. 

Automatizando tarefas com o RPA

O RPA é justamente uma tecnologia desenvolvida para automatizar processos repetitivos e padronizados.

Esses robôs em formato de software são capazes de atuar em tarefas computacionais, como se fossem seres humanos.

Isso se deve ao fato de serem programados para replicar ações do teclado e do mouse como se fossem seres humanos, porém, com 100% de assertividade. Não é incrível? 

A solução foi projetada para seguir corretamente o script, por isso o RPA não comete erros.

Devido a essa característica, geralmente as empresas adquirem RPAs para executar tarefas trabalhosas e que demandam atenção como:

  • Preenchimento de planilhas;
  • Produção e emissão de notas de serviço;
  • Requisições, envios de e-mails;
  • Realização de cálculos,
  • Reconhecimento de imagens,
  • Emissão de relatórios e alimentação dos mais diversos sistemas.

 

A automação pelo RPA pode ser executada 24h por dia, de forma autônoma e, caso ocorra algum problema no processo, a ferramenta interromperá a ação e notificará o técnico responsável, prevenindo danos ou retrabalhos. 

O RPA possui ampla aplicação e possibilidades de integração a diferentes processos do negócio, por isso essa solução tem ajudado organizações de todos os tamanhos e diferentes setores a acelerar sua Transformação Digital

O momento econômico que vivemos também impulsiona a adesão do RPA. Com a pandemia causada pela Covid-19, a circulação de pessoas foi comprometida em diversos lugares do mundo, com isso, as empresas precisaram de mais recursos digitais para para executar suas rotinas, sem perder a qualidade e a performance de seus serviços.

Já se fala que a tendência do mercado é que no futuro ocorra o aumento do escopo de automação, exigindo que as empresas que desejam se manter sólidas no mercado invistam em mais soluções de automação com capacidade analítica e de inteligência artificial (IA).

RPA e Inteligência Artificial

A inteligência artificial possibilita ao RPA aprender regras de negócio e o torna personalizável para gerar respostas, relatórios, planilhas e insights confiáveis.

Com essa funcionalidade, a automação é capaz de identificar situações de risco e tomar ações em relação ao problema, de forma autônoma, com maior proatividade e segurança aos seus processos.

Existem poucos RPAs no mercado com IA, mas o que vem obtendo forte destaque entre as ferramentas de automação é a solução da WDG Automation. 

A WDG Automation é uma empresa brasileira que foi recentemente adquirida pela IBM.

O grande diferencial de seu RPA está na abrangência da solução, pois sua plataforma é dotada de IA, IVA, URA, Chatbot, Linguagem Natural e solucionadores exclusivo de Captcha e reCaptcha.

Fonte: Unsplash.

Imagine ter a sua disposição um RPA que possa aprender a resolver problemas em tarefas que antes eram apenas destinados a serem humanos.

É esse o caso da URA, que realiza o reconhecimento de voz e toma ações em relação ao padrão detectado. 

Seus solucionadores de Captcha também são excelentes para ampliar a funcionalidade do RPA, pois permitem que a plataforma acesse informações em sites do governo ou em outros no qual precise extrair dados.

A partir disso, o RPA poderá adicionar essas informações a relatórios, planilhas, ou simplesmente validar se as informações dos clientes estão de acordo com as exigências do cadastro da empresa.

Outro ponto interessante é que o RPA da WDG Automation possui um layout e funcionalidades bem intuitivas, o que facilita a gestão dos processos.

Além disso, é possível criar e alterar scripts de forma mais simplificada, com isso, o usuário poderá redirecionar o RPA para outras tarefas mais facilmente. 

As funcionalidades integradas na solução da WDG Automation oferecem um diferencial ao mercado, ampliando sua aplicação em tarefas que exijam um nível maior de interação com o público e respostas a situações de risco mais elevado.

O melhor de tudo é que o custo para adquirir o RPA da WDG Automation é 3 vezes menor quando comparado a outras ferramentas do mesmo segmento disponíveis no mercado.

Quer saber mais sobre a solução e como implementá-la na sua empresa? Entre em contato com nossos especialistas, clicando aqui