Análise Preditiva: como dados podem prever o futuro?

Já imaginou saber todas as possibilidades de ganhos e perdas antes que elas possam acontecer?

Esse é o desejo de todos os empresários que buscam manter suas empresas competitivas e bem-sucedidas no mercado. Hoje, isso é possível com o uso de dados estruturados e uma boa plataforma preditiva.

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A análise preditiva gera insights capazes de projetar situações futuras. Com isso, é possível embasar planejamentos mais assertivos e evitar transtornos causados por decisões ineficazes.

Dessa forma, a análise preditiva garante que os tomadores de decisão obtenham melhores resultados e estejam sempre um passo à frente do mercado.

Já que as previsões são baseadas em dados concretos, obtidos por meio de planilhas e bancos de dados da própria empresa.

A prática do uso de dados para a tomada de decisão tem sido usada há bastante tempo, seja para analisar o desempenho do negócio ou para entender ações passadas que possam refletir em suas metas e objetivos.

Para utilizar os dados a favor do negócio, as empresas optam por softwares e sistemas que possibilitem uma fácil visualização.

Algumas adotam ferramentas mais simples, como por exemplo, o Excel. Outras preferem sistemas mais dinâmicos como o Power BI.

Independentemente da escolha, é preciso ter um sistema assertivo e adaptado à empresa, para que a partir dos dados observados, bons resultados sejam alcançados.

O que é Análise Preditiva?

Em linhas gerais, a análise preditiva é uma área da estatística que usa dados para prever eventos futuros.

A partir de um histórico de dados, os Cientistas de Dados realizam modelagens, desenvolvem algoritmos, regras de negócio e usam técnicas de Machine Learning, para identificar probabilidades futuras em relação ao indicador analisado.

Atualmente, as empresas buscam sistemas e plataformas com tecnologias capazes de processar dados de forma mais rápida e assertiva.

O uso da Inteligência Artificial e a busca pela Transformação Digital se tornou indispensável para a evolução das empresas que precisam conquistar espaço e a fidelização de seu público-alvo.

Como um Sistema de Análise Preditiva impacta a sua empresa?

Existem várias formas de uma plataforma preditiva impactar seus negócios, mas podemos afirmar que a partir dela sua tomada de decisão será mais assertiva e seu planejamento estará mais adequado a sua realidade operacional e ao mercado.

Uma grande vantagem que podemos destacar é otimização de sua cadeia produtiva.

Com os insights preditivos, será possível desenvolver um planejamento mais efetivo em relação a aquisição de insumos, quantidade de produtos que deverão ser fabricados por período, adequação de mão-de-obra para períodos de alta demanda, compra ou troca de maquinário, escoamento da produção e muitos outras possibilidades.

A Inteligência Artificial presente nesses softwares também ajuda a identificar padrões de consumo, vendas e clientes, o que pode ser utilizado pelas equipes de marketing e comercial na hora de estruturar estratégias para atrair ou fidelizar o consumidor. 

Assim como também, os sistemas preditivos podem ser utilizados para identificar possíveis perdas ou falhas de produção, fatores que levam à redução da qualidade e queda nas vendas.

Portanto, essa tecnologia pode ser aplicada na prevenção de problemas produtivos, bem como otimizar seus recursos e produtos.

Como uma plataforma de Análise Preditiva funciona?

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Para que o sistema preditivo gere informações relevantes para o seu negócio ou para a finalidade que você deseja, os modelos utilizados devem ser escolhidos de forma adaptada aos dados e utilizados no treinamento da Inteligência Artificial pelo cientista de dados. O aprendizado de máquina será responsável por dar suporte à decisão.

O treinamento do motor cognitivo precisa de uma quantidade mínima de dados bem estruturados para gerar resultados.

Esses dados deverão ser disponibilizados pela empresa que deseja a solução. O cientista de dados realizará uma série de implementações, os chamados algoritmos, que vão validar as informações e identificar elas se comportam.

A partir disso, serão construídas regras para predizer seu comportamento futuro.

Todo esse processo deve ser realizado, antes que a plataforma esteja preparada para gerar previsões de forma autônoma.

No entanto, o sistema também pode extrair informações online, por meio de APIs, analisando fatores externos e otimizando os resultados de suas projeções.

APIs do Watson Weather Company IBM® e as Plataformas Preditivas

As previsões feitas pelas plataformas preditivas são possíveis devido ao uso de dados.

As APIs dão acesso online as informações armazenadas em outros sistemas, o que ajuda na criação dos insights vinculados a épocas do ano, sazonalidades ou emergências globais, como é o caso de instabilidades climáticas.

Os pacotes de informações fornecidos pela The Weather Company IBM são excelentes exemplos de como as APIs podem ajudar uma plataforma de análise preditiva a gerar insights cada vez mais objetivos, especialmente se o clima exerce uma grande influência em seus negócios.

Fonte: IBM.com

A aplicação das APIs da The Weather Company em um sistema preditivo melhora sua exatidão.

Por exemplo, é possível cruzar informações de estoque com previsões de temperatura e precipitação obtidas pela API e, a partir disso, obter insights sobre quais produtos você terá mais sucesso de venda nos próximos meses.

É muito comum que redes de farmácia, sorveterias, lojas de vestuário tenham suas vendas muito afetadas pelas condições climáticas.

Empresas do setor de logística e agrícola também podem ser muito beneficiadas com essa tecnologia. 

Além disso, com as APIs da The Weather Company, o seu sistema preditivo poderá emitir alertas e notificações de condições meteorológicas prejudiciais para o escoamento de seus produtos.

Outra aplicação possível está na geração de insights relacionados a utilização ou compra de insumos de acordo com o período do ano.

Essa tecnologia pode ser adaptada a um sistema existente ou estar presente em uma plataforma que já foi idealizada para recebê-lo.

A Trade Technology desenvolve sistemas preditivos personalizados, buscando sempre oferecer a melhor solução para atender as demandas de nossos clientes.

Utilizamos modelos estatísticos diversos, com machine learning e todo um conjunto de tecnologias em Inteligência Artificial. Somos Gold Business Partner IBM e, por isso, nossos softwares possuem o que existe de mais atual em tecnologia no mercado.

Como você pode ver, as plataformas de análise preditiva são favoráveis às empresas por fornecer estrutura para um crescimento sólido.

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