APIs impactando na performance das empresa

Autor: Ricardo Ishida. / Edição: Agatha Botelho.

As empresas vivem uma era em que a Transformação Digital é uma questão de sobrevivência. Sua boa adaptação ao uso de tecnologia gera reflexos em seu desempenho produtivo, competitivo e, principalmente, no sucesso do negócio.

Fonte: Pixabay.

Um ponto relevante quando se busca melhorar o desempenho digital da sua empresa é a comunicação entre os seus sistemas, plataformas e softwares com outros aplicativos e fontes de dados. Essa integração otimiza a gestão, fortalece suas parcerias e aumenta o seu alcance. No entanto, você deve estar se perguntando como obter essa conexão? Eis que lhe apresento o poder das APIs.

O que são APIs?

APIs –  Application Programming Interface, são conjuntos de padrões de programação que permitem a construção de aplicativos e softwares, sendo esses padrões não tão evidentes para o usuário final. Basicamente, a API torna acessível as funcionalidades de um sistema para que outro possa usá-la.

Fonte: Shutterstock.

As APIs são pontes entre diferentes sistemas. Elas possibilitam que aplicativos e softwares se comuniquem, sem conhecimento ou intervenção dos usuários. Um exemplo clássico de integração por API é quando você tenta efetuar o registro em alguma plataforma online e lhe é apresentada a opção de usar sua conta do Google ou Facebook para acessá-la.

Assim como as interfaces visuais de um sistema são construídas para que o usuário final possa utilizá-lo, as interfaces de API são desenvolvidas para que outras aplicações possam usar as funcionalidades daquele sistema, garantindo a interoperabilidade de sistemas, independente de linguagem de programação.

Entretanto, as APIs não se restringem apenas ao contexto web. Até os sistemas operacionais possuem API’s para que os desenvolvedores possam criar aplicativos integrados às suas funcionalidades.

Fonte: Pixabay.

Quando se fala em API, a mais conhecida é a API Rest. Ela utiliza o protocolo HTTP, mais especificamente a versão HTTP 1.1, que possibilita a criação de APIs mais organizadas e padronizadas, sendo amplamente utilizada por sistemas web e aplicativos mobile. 

Outras alternativas são as APIs que utilizam GraphQL, uma tecnologia criada pelo Facebook. A API RPC, que usa JSON, também vem ganhando espaço e sendo muito utilizados na comunicação entre sistemas.

As APIs otimizam a performance da sua empresa

Utilizando APIs, sua empresa se torna muito mais acessível e conectada, principalmente se você precisa criar um fluxo de trabalho integrado, convergente e de alta produtividade. Além da API proporcionar essa interação, ela também possibilita a geração de relatórios automáticos personalizados, facilitando a tomadas de decisões estratégicas.

Sabemos que muitos empresas utilizam diversos softwares para gerir seus departamentos. Quando os softwares utilizados na empresa são de terceiros e a adequação é de difícil acesso, será necessária a criação de um Middleware. Isso ocorre porque os softwares disponibilizam suas APIs, mas não fazem um trabalho ativo para enviar os dados. Portanto, o Middleware ficará responsável por conectar as aplicações, consumindo os dados de uma API e inserindo em outra. 

Um exemplo de API muito utilizada são os gateway de pagamento, que disponibilizam suas funcionalidades para que seus clientes possam processar os pagamentos de seus produtos e serviços, não precisando se preocupar com todos os tramites exigidos por essas operações.

Fonte: Freepik.

É o que acontece com as lojas virtuais. Nesta modalidade de negócio é possível vender produtos cadastrados na sua plataforma, mas na hora de efetuar o pagamento, a loja virtual encaminha os dados do cliente para o gateway de pagamento, que ficará responsável por processar o pedido e retornar para a loja virtual o status de sua aprovação ou rejeição.

Outra API muito utilizada é a dos Correios. A partir dela é possível calcular valores de frete. Dessa forma, o dono do negócio consegue viabilizar e agregar funcionalidades para seu negócio, possibilitando também trocar de fornecedores de forma mais fácil e rápida.

Vantagens da utilização de APIs

Já mostramos como as APIs são importantes para a comunicação entre softwares e sistemas. Porém, separamos mais alguns pontos relevantes para qualquer empresa que busca performance, agilidade e posicionamento no mercado. 

Fonte: Shutterstock.
  • Esforço e Redução de custos:

A utilização de APIs reduz o esforço no desenvolvimento e na manutenção de plataformas. A partir disso, os desenvolvedores poderão direcionar seu foco para ações mais estratégicas, trazendo mais valor para sua empresa e clientes.

  • Redução do volume de dados:

Cada API possui suas próprias informações, de acordo com seu contexto, ocasionando o ganho de performance da plataforma que a consome. Quando a quantidade de informações manipuladas tende a diminuir, consequentemente haverá redução no uso de processamento e armazenamento.

  • Segurança:

As APIs definem como a troca de informação entre os sistemas vai ocorrer, ou seja, quais dados serão recebidos e devolvidos nas funcionalidades que estarão disponíveis para o acesso. Além disso, é possível exigir autenticação e definir controle de acesso para cada recurso disponível, conforme previsto na Lei Geral de Proteção de Dados – LGPD.

  • Customização de serviços:

As APIs possibilitam o desenvolvimento de aplicativos e sistemas personalizados. A integração obtida por meio da API facilita o acesso online a outros softwares e dados de usuários, permitindo que a aplicação tenha funcionalidades ajustáveis aos perfis e necessidades do usuário.

A Trade Technology possui o serviço de Outsourcing de desenvolvimento, que disponibiliza profissionais altamente qualificados para desenvolver as APIs que a sua empresa precisa. Nosso serviço personalizado vai além da integração de sistemas. Produzimos softwares com Inteligência Artificial que otimizam sua gestão, assim como geram insights sobre eventos futuros, deixando você sempre um passo à frente no mercado.

Entre em contato conosco e conheça nossas soluções!