Automação: economize e reduza erros

automação

Eficiência e qualidade são fatores determinantes para manter a competitividade de qualquer empresa no mercado e é exatamente por isso que a automação tem sido cada vez mais buscada.

Se antes as automações eram utilizadas apenas em fábricas, hoje em dia, com a automação processos robóticos, os RPAs, se tornaram poderosas soluções para milhares de empresas ao redor do mundo. 

Em resumo, a automação robótica de processos (RPA) é uma tecnologia que simula a ação humana em trabalhos computacionais realizados rotineiramente.

Pense em robôs de softwares, programados para execução das mais diversas tarefas dentro da sua empresa. Veremos  exemplos dessas automações mais adiante!

Assim, como se trata de um sistema programado, esses robôs conseguem executar atividades de diferentes tipos de complexidade com alto nível de precisão.

As vantagens em se adquirir um RPA para a sua empresa são inúmeras, entre elas: 

Redução de custos operacionais; 

Redução de falhas e retrabalhos;

Aumento da performance produtiva;

Redução do tempo de execução de tarefas;

E claro, melhor utilização dos recursos.   

Que tal conferir alguns exemplos de setores que se beneficiam com os RPAs? 

Quais setores podem utilizar RPA?

De forma geral, a automação possui funcionalidades capazes de beneficiar todos os setores e tipos de negócios, já que, além de automatizar tarefas, permite a integração e o acesso a diversos sistemas e até mesmo linguagens de programação.

Conheça alguns usos do RPA para diferentes setores

Setor financeiro e administrativo 

O uso de RPAs no setor financeiro e administrativo elimina erros de preenchimentos em documentos. 

Dessa forma, as informações são preenchidas pelo robô em alta velocidade e, todas as ações realizadas ficam registrados em históricos, solucionando problemas como a perda de documentos importantes como notas fiscais, boletos, por exemplo. 

A automação também proporciona maior segurança para a execução dos processos nesse setor. 

Isso porque os dados são tratados todos da mesma forma pelo robô, mantendo o total padrão de confidencialidade.

A redução significativa da interferência humana também evita comportamentos mal-intencionados ou vazamentos ocasionados por erros humanos dentro das rotinas financeiras. Já parou para pensar nisso? 

Setor de logística 

Na logística, o RPA desenvolve diversas atividades, tais como notificar acontecimentos relacionados às entregas, preencher notas fiscais, requisições, liberar veículos e produtos.

Essas ações podem ser programadas para acontecer de forma automática, durante o tempo que for necessário.

Esse tipo de funcionalidade é importante para a gestão, pois otimiza o fluxo de trabalho e a organização durante a execução das demandas. 

Outra excelente aplicação do RPA está no controle de estoque.

O robô pode verificar a necessidade de aquisição de suprimentos e emitir pedidos de compra e também pode realizar integrações entre sistemas checando as condições de pagamento e liberação do produto ao cliente. 

Automação para atendimento ao cliente 

A automação de processos de cobrança ao cliente é considerada uma das melhores aplicações de RPA.

Uma vez que toda a comunicação que uma empresa tem com os consumidores pode ser feita de forma automatizada, evitando grandes dores de cabeça. 

Além disso, o robô valida informações do cliente, efetua pagamentos e emite notificações sobre o status do produto – tudo isso de forma completamente autônoma.

Com isso, sua empresa aumenta significativamente a agilidade no atendimento e tempo de resposta.

Essa velocidade no atendimento é um benefício bastante buscado por empresas que com call centers, ou outras formas de suporte ao cliente, e que não podem, portanto, deixá-los muito tempo em espera. 

Dessa forma, o RPA pode registrar as atualizações do status do cliente, emitir alertas de cobranças, validar o histórico de dados, abrir solicitações, realizar o reconhecimento de voz e até tomar ações em relação a um padrão detectado. 

Afinal, já existem RPAs no mercado com tecnologia cognitiva que são capazes de reconhecer comandos de voz e identificar imagens. 

Aliás, esse tipo de RPA é muito procurado por ampliar as possibilidades de automação.

A automação para a sua empresa já existe 

Como você pôde conferir, as possibilidades de automatizar processos são inúmeras, dentro das mais diversas operações e segmentos. 

Se você deseja descobrir qual o RPA ideal para a sua empresa, entre em contato conosco clicando aqui, a Trade Technology é Gold Business Partner IBM e por isso oferecemos as melhores tecnologias em automação disponíveis no mercado. 

Por fim, se você gostou desse conteúdo, nos visite também no LinkedIn, Facebook e Instagram.