Skip to content

Banco de dados para empresas: adeus às planilhas

Planilhas no Excel podem até auxiliar no armazenamento de informações, mas se você trabalha com um grande volume de dados sobre clientes, colaboradores ou até sobre o seu estoque, ter à sua disposição um bom banco de dados para empresas pode fazer toda a diferença.

No artigo de hoje, nós separamos as principais razões que você deve considerar a substituição de planilhas por banco de dados para empresas. Boa leitura!  

banco de dados para empresas

Afinal, o que são banco de dados?  

Antes de falarmos sobre as vantagens dos bancos de dados, vamos entender um pouco mais sobre isso?

Para essa explicação, vamos usar uma biblioteca como exemplo.

Cada biblioteca possui centenas ou milhares de livros (dados) que são catalogados por autor e gênero (hierarquia da informação), cada um em sua linguagem.  

Os bancos de dados para empresas funcionam de maneira similar. 

Operam em servidores, são capazes de armazenar grande quantidade de informações e possuem linguagem própria.  

Atualmente os bancos de dados mais utilizados por empresas são:  SQL Server, MySQL, AWS, DB2 e Oracle – alguns disponíveis até mesmo com versões gratuitas.  

Desse modo, bancos de dados são indispensáveis para armazenar, organizar, analisar e automatizar dados fundamentais da sua empresa, como registros de funcionários e clientes, fluxo de caixa, folhas de pagamento e estoque.  

Assim, como você pode perceber, banco de dados para empresas são essenciais para otimizar processos, aumentar a eficiência e reduzir custos.  

Mas ainda existem outras vantagens, vamos conhecê-las mais de perto?  

01. Centralize suas informações

Conforme as empresas crescem, o volume de dados também tende a aumentar, assim como a dificuldade para controlá-los.

Portanto, um sistema de banco de dados pode ajudá-lo a gerenciar seus dados indispensáveis de forma centralizada, segura e protegida – sempre que você precisar – para aumentar suas chances de sucesso. 

02. Gerencie seu RH com um banco de dados para empresas

Usar um banco de dados de RH para gerenciar os registros da equipe significa economizar tempo e também dinheiro.  

Ou seja, um banco de dados para empresas agiliza a maioria das tarefas de RH tais como horas de trabalho, licenças, benefícios, folha de pagamento, entre outros.

Questões que com a ajuda de um banco de dados, permitem a você ter mais tempo para se concentrar no crescimento do seu negócio.  Não é sensacional?

A Trade Technology oferece infraestruturas de TI com banco de dados para todos os tipos de empresas, clique aqui para saber mais!

3. Melhore seu relacionamento com o cliente

Se os clientes são a força vital do seu negócio, um bom banco de dados para empresas que permita relacionamento com o cliente (CRM) deve ser prioridade.

Afinal, bancos de dados de CRM possuem recursos completos o suficiente para armazenar e processar uma alta quantidade dos mais variados dados.

Como por exemplo: detalhes de contato do cliente, histórico de interações, novos clientes potenciais e oportunidades de negócios.  

Inclusive, alguns sistemas de CRM podem até te ajudar a executar e rastrear campanhas de marketing, com relatórios informativos por período.

4. Rastreie seu estoque com eficiência

Gerenciar bem seu estoque é fundamental para evitar desperdícios e frustração de clientes, concorda?

E mesmo que sua equipe rastreie seus estoques de modo manual, é fácil se confundir em uma contagem incorreta.

Ou cometer erros de entrada de dados e até mesmo perder essas planilhas e anotações.

Porém, ao adotar uma banco de dados para empresas que tenha rastreamento de estoque, é possível evitar esses riscos, minimizando as vendas perdidas ao mesmo tempo em que aumenta a possibilidades de crescimento.

5. Ideal para se planejar

A maioria dos bancos de dados seja para empresas emitem relatórios com os quais é possível compreender acertos e desacertos dentro da operação.

Dessa forma, se você está planejando uma estratégia de crescimento, um sistema de banco de dados é um recurso mais que valioso.

Para concluir, lembre-se que banco de dados para empresas são fundamentais não apenas para aquelas que precisam se modernizar, mas para todas que desejam continuar competitivas nos dias atuais.

Deseja saber mais sobre a importância de um bom banco de dados?

Siga a Trade Technology nas redes sociais! Estamos no Facebook, Instagram e LinkedIn ou entre em contato!

Este artigo tem 0 comentários

Deixe um comentário

Back To Top
Buscar