Como a análise preditiva torna sua empresa mais competitiva

A era digital trouxe muitas transformações no meio empresarial. A grande competição no mercado exige que empresas tomem atitudes, para que não sejam engolidas pelas concorrentes. Mas como saber quais atitudes tomar e o momento certo para executar cada ação? Acredite, não são necessários poderes mágicos para obter essas respostas, pois temos ao nosso alcance a tecnologia. 

Investir e prosperar 

Uma tática empresarial que está se destacando é o investimento em softwares e plataformas capazes de otimizar os processos nas empresas. Os negócios inteligentes se baseiam no uso de recursos tecnológicos e dados, para atingir seus objetivos. Isso só é possível graças aos grandes volumes de dados que são gerados diariamente nas empresas. Quando estes dados são bem geridos e analisados estatisticamente, podem se transformar em poderosas armas contra a concorrência. 

Imagem: Freepik.

Uma análise estatística pode ser classificada como descritiva ou preditiva. A chamada análise descritiva é baseada em dados históricos e medidas estatísticas. Com ela, não só podemos realizar um levantamento completo do que aconteceu no passado, como também gerar hipóteses sobre o que está por vir, deixando mais evidente o que acontece na sua empresa e por quê. Entretanto, a análise descritiva gera hipóteses, o que ajuda na tomada de decisão em relação ao seu negócio, porém não gera respostas precisas com relação ao futuro. Por isso, precisamos da análise preditiva.  

Com a análise preditiva podemos constatar, quantitativamente, hipóteses sobre o futuro do seu negócio. Assim, você poderá saber quanto será seu faturamento de vendas no próximo mês, ou, como poderá organizar sua produção para diminuir as perdas. Este tipo de análise pode ser aplicada em qualquer ramo da indústria que precise aumentar seus ganhos, otimizar operações e/ou reduzir os riscos. Com ela é possível prever tendências e padrões de comportamento, a partir da análise de informações anteriores. Esse tipo de análise usa resultados conhecidos como aprendizado, para antecipar situações desconhecidas. 

Imagem: Freepik.

Com base no cenário competitivo atual, as empresas precisam projetar comportamentos futuros e tendências de consumo do público, além de avaliar flutuações da economia do mercado. Essas projeções são indispensáveis para embasar tomadas de decisões, fazendo com que os sistemas de análises preditivas sejam cada vez mais buscados.

Como funcionam os modelos preditivos? 

Para que sistemas preditivos possam atuar no seu negócio, é importante que os dados estejam bem estruturados e padronizado para o aprendizado do modelo. O aprendizado é reflexo da qualidade dos dados, ou seja, dados de qualidade ruim geram sistemas ineficientes, que não conseguem responder a todas as situações.  

Temos que deixar claro que caso você pense em investir nesses sistemas, é indispensável realizar um diagnóstico prévio dos seus dados. A Trade Technology possui este serviço de consultoria, com profissionais altamente qualificados e experientes, que também atuam com governança de dados. Essa etapa é fundamental para garantir que o modelo atenda aos reais desafios do seu negócio. 

Após o diagnóstico dos dados, algoritmos são desenvolvidos e aplicados sobre eles, gerando resultados na forma de previsões.  

Modelos que usam inteligência artificial são capazes de aprender padrões e diferenças de comportamento. Por exemplo, em um modelo desenvolvido para detectar a queda de vendas de produtos, quando os clientes apresentarem padrões classificados como perda de interesse, um sinal de alerta é emitido. Dependendo da seriedade da situação, o sistema exigirá atitudes para a contenção da perda dos clientes. Esse tipo de predição faz com que a empresa sempre tenha controle da situação, podendo realizar ações para manter este cliente interessado, como campanhas, descontos ou promoções.

No setor financeiro, por exemplo, temos grandes quantidades de capital em jogo. Sistemas de predição podem medir o risco de crédito, identificando se um contrato será cumprido ou não. Outras aplicações incluem detecção de futuras atividades fraudulentas, planejamento de investimento, projeções financeiras, ações publicitárias, dentre outras. 

É muito importante lembrar que a sua empresa é construída e movida por dados, e eles servem de alicerce para seus movimentos. A aplicação da análise preditiva é a ferramenta ideal para lhe mostrar o poder destes dados, preparando sua empresa para os desafios.

A Trade Technology desenvolve sistemas preditivos de acordo com as suas necessidades. Nossos diferenciais são o compromisso com o cliente, a utilização de metodologia ágil e a nossa equipe – altamente qualificada, experiente e multidisciplinar.

As respostas para as suas perguntas sobre seu negócio, estão ao seu alcance, mas você precisa da tecnologia certa para conseguir vê-las claramente.



×