Skip to content

Conheça 5 benefícios da automação com RPA

Sua empresa precisa os processos sejam executados com mais agilidade e precisão? Então, conheça os benefícios da Automação Robótica de Processos, o RPA.

Fonte: Shutterstock.

O RPA é uma solução tecnológica na forma de um software, a qual realiza a automação de tarefas repetitivas, cujos processos são bem definidos e padronizados. Para que isso ocorra, são elaborados scripts que ditarão todas as atividades a serem executadas pelo robô RPA.

Com esse software, é possível ter automação para todos os setores, contando que a atividade seja padronizada e rotineira. O RPA possui uma aplicação muito abrangente, pois o robô imita a atividade humana em trabalhos computacionais regulares, como por exemplo:

A implantação de um RPA possibilitará a liberação força de trabalho humana. Portanto, seus colaboradores poderão aproveitar melhor o seu tempo e direcionar esforços para o desenvolvimento de funções e atividades que exijam maior raciocínio ou pensamento crítico.

Abaixo, apresentaremos 5 benefícios obtidos a partir do uso de RPA para a automatizar processos no seu negócio.

1 – Agilidade

O RPA pode executar uma atividade com grandes volumes de dados ou informações, de forma rápida e eficiente. Com isso, um processo que antes levaria 20 horas para ser realizado por uma pessoa, agora poderá ser feito em minutos. Portanto, o RPA permite que o fluxo de trabalho aumente, sem que isso gere grandes transtornos à organização.

Fonte: Pixabay.

Se você aplicar o RPA no seu ecommerce, por exemplo, sua empresa terá mais agilidade para atender seus clientes, pois o RPA aumenta consideravelmente o tempo gasto nas ações de notificação e processamento de pedidos. Além do mais, o RPA poderá agilizar inúmeras situações como: pedidos de reembolso, alteração cadastral, aprovação de crédito, emissão de notas fiscais, dentre outros.

Com mais agilidade você poderá atender mais pessoas,  proporcionando redução de filas, tempo de espera e, assim, fortalecer sua relação com o consumidor.

2 – Assertividade

Com o uso do robô RPA para a execução de uma tarefa, sua empresa não terá problemas com erros humanos. Erros acontecem por diversos fatores, como falta de atenção, falta de conhecimento e até problemas motores. Porém, essas falhas não acontecem com o RPA, pois o robô será programado para executar exatamente aquilo que deve, com 100% de confiabilidade.

Além disso, o RPA assegura a padronização do serviço. Portanto, as tarefas serão programadas para serem realizadas com um alto padrão de qualidade e esse formato se repetirá sempre, com a mesma assertividade, disposição e tempo de execução. 

3 – Segurança

Fonte Freepik.

O RPA apresenta um alto grau de transparência e rastreabilidade. Todas as ações executadas pelo robô ficam registradas e poderão ser acessadas, caso necessário. Além disso, as informações processadas pelo RPA não precisam ser manuseadas por seres humanos, podendo ser mantidas em sigilo e, ao mesmo tempo, executadas adequadamente.

Essa solução é muito eficiente para a realização de auditorias, geração de relatórios, padronização de documentos e tudo o que pode auxiliar as empresas a manter o compliance jurídico. Considerando que a Lei Geral de Proteção dos Dados (LGPD), entrará em vigor dia 14 de agosto, essa ferramenta é uma ótima aliada para a proteção de dados.

4 – Flexibilidade

O robô RPA sempre estará disponível para o trabalho, podendo ser programado para desempenhar sua função 24 horas por dia, durante todos os dias do ano. Essa flexibilidade é muito benéfica para empresas que trabalham com demandas sazonais, pois o RPA poderá ser realocado para auxiliar setores que muitas vezes precisam contratar temporários em certas épocas do ano.

O RPA é uma ferramenta altamente adaptável, pois pode ser reprogramada. Essa vantagem permite a utilização dessa tecnologia por muito tempo, mesmo que a empresa necessite de novos softwares e defina novos processos, o RPA adquirido poderá ser adequado às novas rotinas, sem o custo adicional de um novo investimento.

Tenha a melhor automação na sua empresa

Para escolher uma boa ferramenta de RPA, deve-se atentar a vários aspectos como: a tecnologia ofertada, a escalabilidade, a segurança, o investimento total, a facilidade em usar e controlar a ferramenta, a melhor experiência de vendas, a melhor oferta de manutenção e suporte, também o tempo de implantação.

Fonte: Freepik.

Existem diversas empresas que disponibilizam soluções em RPA, tendo como as mais populares: Blue Prism, UiPath, Automation Anywhere, Pega, Context, Jacada, WinAutomation, NICE Systems, Kryon, Kofax, Pegasystems, Thougtonomy, Softomotive e Redwood Software. 

Existem empresas, como a Automation Anywhere, que trazem acesso a muitos sistemas e até linguagens de programação, permitindo transformar o RPA em uma solução cognitiva. A partir dessa associação, o RPA poderá monitorar o tempo e as especificações de cada entrega, verificar se algo ocorreu de modo inesperado, permitindo um controle preciso dos fluxos de transporte.

Hoje, a Trade Technology, em parceria com a IBM, traz para a sua empresa o RPA desenvolvido pela Automation Anywhere, reconhecida mundialmente como uma das melhores soluções em automação do mercado. Com a nossa solução de automação você aumenta a capacidade e a velocidade das rotinas de sua empresa.

A Trade Technology também disponibiliza profissionais altamente especializados, com todo o suporte e treinamento necessário para atender às necessidades da sua equipe. Conheça nossas soluções e tecnologias. Entre em contato e converse conosco.

Back To Top
Buscar