Skip to content

Conheça 5 benefícios da computação em nuvem para sua empresa

Fonte: Pixabay.

Você notou como a nuvem tem mudado o mundo? Não importa onde você esteja, basta estar conectado para acessar uma infinidade de serviços. A computação em nuvem permite que dados possam ser armazenados e acessados a qualquer hora, sem a necessidade de instalar programas.

Comprar online, compartilhar imagens, acessar e-mails, enviar arquivos, realizar vídeo conferências, utilizar serviços de stream, ouvir músicas, tudo o que você faz atualmente na internet envolve computação em nuvem. Com isso, garantimos a realização de atividades importantes para nossas rotinas, apenas com o smartphone em mãos. No entanto, a nuvem não facilita só a vida dos usuários.

A conectividade que a nuvem fornece significou um grande avanço na produção de softwares. Ela oferece ferramentas para realizar projetos de desenvolvimento com integração, permitindo-lhes funcionar em qualquer plataforma. Além disso, a maioria das nuvens tem “deploys” diários e, com isso, as equipes não perdem tempo com versionamentos.

As vantagens são tantas que grandes empresas do mercado digital direcionaram o foco de seus serviços para a nuvem. Como exemplo, podemos mencionar a gigante Microsoft, que criou uma versão própria para cloud do Pacote Office, o Office 365, ideal para empresas; Adobe, que levou o Photoshop e o Illustrator para o mundo SaaS; Netflix, que disponibiliza uma infinidade de conteúdo em nuvem.

Mesmo com inúmeros benefícios, ainda existem empresários receosos em adotar tal tecnologia. Portanto, para você que ainda tem dúvidas, preparamos uma lista apontando 5 benefícios que a adoção da computação em nuvem traz para as empresas.

1. CONECTIVIDADE

A computação em nuvem facilita a administração de um negócio. Este serviço possui alta disponibilidade, 24 horas por dia, durante o ano todo. Com isso, não importa onde você esteja, basta ter acesso à internet e poderá participar de reuniões, validar documentos, enviar arquivos e atualizar dados nas plataformas da sua empresa.

Fonte: Freepik.

Existem três Modelos de Serviços prestado na nuvem: Software como Serviço (SaaS), Plataforma como um Serviço (PaaS) e Infraestrutura como Serviço (IaaS). A partir deles, é possível realizar ações desde criar e gerir comunicações e documentos da empresa até a migrar a infraestrutura física de seus sistemas para servidores remotos.

Além disso, tudo que está contido na nuvem funciona em alta performance e possui latência baixa, assegurando estabilidade para as aplicações hospedadas. Isso é possível graças aos equipamentos utilizados nos data centers dos serviços de nuvem, que são uma tecnologia robusta e atual.

2- FLEXIBILIDADE e ESCALABILIDADE

A flexibilidade da nuvem possibilita que empresas paguem apenas pelos recursos utilizados e sem a necessidade de investir na aquisição de equipamentos caros. Com isso, você terá economia na compra e manutenção de maquinário e manterá a possibilidade de crescimento sem investimentos muito elevados.

Por exemplo, as fábricas de chocolate que têm um aumento significativo nas operações durante o período da Páscoa, com a nuvem, poderão elevar seus recursos de computação nesse pico, adaptando sua infraestrutura de TI à realidade momentânea do negócio.

A escalabilidade da nuvem pode ser vertical, horizontal ou diagonal. A vertical é quando a empresa já tem um banco de dados e precisa adicionar mais recursos computacionais ao sistema, por exemplo, memória, processamento, entre outros; A escalabilidade horizontal, é quando se adiciona mais máquinas para executar as tarefas; enquanto a escalabilidade diagonal, refere-se a quando os dois tipos anteriores são executados juntos.

3. REDUÇÃO DE CUSTOS

Fonte: Shutterstock.

O principal fator para a redução de custos está na flexibilidade da nuvem. Essa característica permite a melhor gestão de custos da empresa, podendo aumentar ou reduzir sua capacidade, de acordo com o momento atual do negócio.  

Além disso, a nuvem libera recursos vinculados à manutenção e atualização frequente de uma infraestrutura própria. Portanto, sua empresa poderá direcionar investimentos para processos e soluções chaves para o negócio. 

Entretanto, para que haja efetivamente a redução de custos e a boa performance em nuvem, é necessário que a migração seja efetuada com calma e de forma planejada. Portanto, esse processo deve ser feito em etapas, envolvendo o treinamento de funcionários e testes para garantir a efetividade dos benefícios.

4. SEGURANÇA

A nuvem garante segurança física, pois mesmo que um desastre atinja a sua empresa, seus dados estarão seguros nos provedores de serviços. As companhias que oferecem serviços de nuvem investem pesado em estrutura para segurança, monitoramento e no treinamento de funcionários para tomar ações preventivas e assertivas em qualquer eventualidade. 

Fonte: Pixabay.

Os backups em nuvem são automatizados, garantindo uma recuperação de dados rápida e sem erros. O processo é centralizado em um ambiente digital virtualizado, como um centro de comando que possibilita a gestão inteligente de dados.

Além disso, a segurança está intimamente ligada ao gerenciamento da nuvem. Essa tecnologia permite ao gestor construir facilmente os níveis de proteção que deseja. Por exemplo, gerenciar os acessos, habilitar a chaves de segurança e múltiplos fatores de autenticação.

A configuração correta dos acessos aos repositórios definirá quais usuários terão permissão para ingressar e se esse repositório estará ou não público na Internet. Erros nesse processo estão por trás da maioria dos casos de vazamentos dados envolvendo a nuvem. Estas falhas são consideradas operacionais e podem ocasionar a exposição de dados sensíveis.

Para reduzir as chances de risco, aconselha-se investir em um bom time de monitoramento. Assim, você terá o uma rotina preventiva, podendo identificar anomalias e gerar respostas rápida a possíveis incidentes. A Trade Technology oferece os serviços de monitoramento, assim como backup e suporte 24×7. 

5. TRANSFORMAÇÃO DIGITAL

A nuvem tem um papel facilitador na Transformação Digital, pois possibilita que empresas consigam acompanhar as mudanças constantes no mercado e respondam com agilidade às demandas competitivas.

O foco da primeira fase da transformação digital é o aumento da comunicação digital, da mobilidade e o uso de novas tecnologias para ganhos de eficiência e produtividade. Tudo isso pode ser catalisado pelo uso da computação em nuvem.

Fonte: Pixabay.

A nuvem garante mobilidade, agilidade, conectividade e facilita o trabalho dos gestores, que precisam cada vez mais estar focados em melhorar a performance e entregar valor ao negócio. Por isso, ela é fundamental para empresas que buscam eficiência em suas rotinas.

As plataformas de computação em nuvem têm o poder integrar processos. Não importa o tamanho da empresa, a nuvem estimular a inovação. Ela permite que o seu negócio evolua e se integre à novas tecnologias, como IoT, Big Data, inteligência artificial, machine learning, análise preditiva, entre outras.

Esse ambiente de transformação digital gera muitos dados, no entanto, a maioria das empresas ainda não sabe como usar essas informações estrategicamente. Entretanto, a tendência é que esse cenário mude, visto que a gestão com base em dados ajuda a produzir conhecimento sobre tendências de mercado e consumo.

A Trade Technology possui as melhores soluções de computação em nuvem do mercado: AWS – Amazon Web Services, IBM Cloud, Microsoft Azure, Google Cloud e Oracle Cloud. Auxiliamos sua empresa a obter o melhor custo benefício para o seu segmento de negócio! Entre em contato conosco e saiba mais!

Back To Top
Buscar