Monitoramento de infraestrutura de TI: Conheça 5 benefícios

O computador está presente na rotina das empresas em todos os segmentos de negócio. Toda companhia precisa de computadores, pois a realidade atual cobra que elas tenham um nível mínimo de investimento tecnológico para que cresçam e se mantenham competitivas. Entretanto, existem empreendedores que não valorizam a infraestrutura tecnológica de suas empresas, o que pode resultar em uma rede de computadores mal planejada ou inoperante.

Fonte: Freepik.

A infraestrutura de TI é composta por todos os sistemas de tecnologia da informação presentes na empresa, como hardwares, softwares, gestão de dados, rede e tudo que envolva informática. Uma infraestrutura mal gerida pode ocasionar problemas na rede e nos servidores, resultando em reflexos negativos nos serviços da empresa.

Imagine o prejuízo que seria se os servidores de uma loja que realiza vendas online parassem de funcionar durante a Black Friday. Ou, nesse caso, a mesma empresa sofresse um roubo de dados sensíveis, devido a uma brecha no sistema que poderia ter sido corrigida. Estes são alguns exemplos de situações que poderiam ser evitadas por meio do diagnóstico precoce em função do monitoramento adequado da infraestrutura.

Empresas que monitoram a infraestrutura de TI de forma eficiente, criam rotinas de atualização para o sistema operacional. Este processo garante otimização, eficiência e segurança ao sistema, pois, na maioria das vezes, as brecha de segurança são corrigidas com atualizações antes mesmo que possa se tornar um transtorno.

Fonte: Pixabay.

Segundo uma matéria publicada em 2019 na Folha de São Paulo, as empresas mais afetadas por hackers são aquelas que não possuem seus sistemas atualizados, sendo que grande parte delas só começam realizar investimentos em segurança da informação após sofrer um ataque cibernético. Manter os sistemas operacionais dos equipamentos sempre atualizados evita o surgimento de brechas e falhas de segurança.

No entanto, ainda é possível ver muitas organizações realizando a gestão e o monitoramento de forma inadequada, o que prejudica bastante a agilidade e a eficiência do sistema. Quando o monitoramento não é feito por profissionais qualificados em tempo real, as chances que ocorram problemas graves serão sempre altas.

Os benefícios em realizar o monitoramento da infraestrutura de TI

Fonte: Pixabay.

Efetuar o monitoramento da infraestrutura de TI é essencial para identificar as necessidades dos sistemas, assim poderão ser realizados os devidos ajustes em tempo hábil.

1 – Segurança

O monitoramento reforça a segurança dos dados, pois durante esse processo, falhas, violações e possíveis tentativas de ataque podem ser detectadas. A partir disto, medidas preventivas e protetivas podem ser tomadas, evitando invasões, vazamentos ou perdas de dados.

Quando a sua empresa investe em um monitoramento especializado na infraestrutura de TI, ela passa a ter ferramentas mais modernas para uma gestão de riscos eficiente, além de recursos extras de proteção das informações.

2 – Escalabilidade

A escalabilidade refere-se à capacidade que um sistema tem para suportar as operações conforme crescem as demandas de recursos dos softwares e cargas de trabalho. Para negócios que exigem armazenamento de grandes quantidades de dados, possuir o serviço de monitoramento evita que o equipamento chegue ao seu limite de funcionamento sem que ninguém perceba.

Com isso, é possível detectar quando é necessário realizar expansões ou modernizações na infraestrutura, evitando transtornos e adequando o sistema às necessidades da empresa.

3 – Controle

O monitoramento adequado da infraestrutura traz controle sobre os equipamentos instalados no parque tecnológico da empresa. Com isso, é possível saber as reais condições de uso do hardware, os setores ele estão alocados, seu desempenho e uso nos processos em que estão envolvidos.

A partir disso, estratégias para o uso adequado dos recursos computacionais da empresa podem ser definidos, otimizando seu uso e reduzindo custos operacionais.

4 – Incorporação de novas tecnologias

Para incorporar novas tecnologias, como inteligência artificia (IA), é necessário que o Hardware esteja otimizado. Como os dados são vitais para uma IA, é importante que todos os mecanismos envolvidos com seu armazenamento e integridade estejam em ótimas condições de funcionamento.

Além disso, como monitoramento da infraestrutura de TI gera uma visão ampla dos recursos tecnológicos da empresa, torna-se possível direcionar os recursos necessários para que novas tecnologias consigam ser executada de forma eficaz.

5 – Redução de custos

O monitoramento da infraestrutura de TI auxilia na redução de custos por diversos fatores, como:

  • Reduzindo as chances de inatividade do sistema;
  • Pelo bom funcionamento dos sistemas, mesmo em horários de maior consumo de recursos computacionais;
  • Reduzindo as chances de ataques cibernéticos;
  • Evitando perda ou sucateamento de equipamentos;
  • Por possuir um Plano de recuperação de desastre assegurando a proteção de dados.

A solução

Uma boa maneira de realizar o monitoramento de forma eficiente é a terceirização desta função na empresa. A terceirização de serviços de TI é a melhor opção de custo-benefício, pois eleva o patamar de gestão e qualidade de infraestrutura, que passa a contar com profissionais altamente qualificados e especializados para atender a todas as demandas.

Imagine ter que contratar vários profissionais qualificados e disponibilizar toda estrutura para a sustentação do sistema, como manutenção, monitoramento, segurança dos dados, backup, suporte técnico, etc. Este investimento pode acabar gerando mais custos e menos eficiência do que a terceirização.

Fonte: Trade Technology.

A Trade Technology é uma empresa referência que possui excelência em infraestrutura, monitoramento e suporte de TI. Possuímos as melhores parcerias, fornecemos as tecnologias mais atuais disponíveis no mercado e trabalhamos com foco em constantes atualizações de pacotes de segurança, realizando monitoramento proativo e preventivo.

Com a Trade Technology, sua empresa terá à disposição profissionais altamente qualificados, com mais de 20 anos de experiência, preparados para tornar sua infraestrutura de TI mais eficiente e segura.



×