Skip to content

NOC: 3 razões para monitorar sua infraestrutura de TI

Atualmente, as empresas que buscam expandir os seus negócios necessitam de uma infraestrutura de TI ágil e segura para fornecer seus produtos e serviços e, continuar lucrando. Afinal, a maior parte dos processos e sistemas de negócios são sustentados por tecnologia.

Por esse motivo, efetuar a gestão e o monitoramento de rede e ambiente digital é essencial para evitar falhas na segurança que possam comprometer a disponibilidade de sistemas, ou até mesmo resultar em vazamentos de informações sigilosas, causando danos irreversíveis ao negócio.

Imagine o prejuízo, caso os servidores de uma loja que realiza vendas online parassem de funcionar durante a Black Friday, ou, se uma indústria tivesse que parar suas atividades e produção por horas, devido a falhas nos sistemas ou redes.

Para evitar situações como essa, muitas empresas passaram a utilizar o NOC no gerenciamento e monitoramento de seus sistemas e rede para identificar, priorizar e solucionar qualquer falha em aplicações que pudesse prejudicar seus processos.  

Pensando nisso, destacamos neste artigo 3 razões para você monitorar sua infraestrutura de TI com o serviço de NOC! Antes disso, vamos entender qual é a sua função. 

O que é NOC ou Centro de Operações de Rede?

Do inglês “Network Operations Center”, o NOC é formado por um centro de operações com painéis e softwares de monitoramento, onde profissionais especialistas atuam com o objetivo de interpretar alertas, analisar sintomas, monitorar o status dos ambientes e dar suporte ao gerenciamento da infraestrutura de TI.   

Assim, os serviços de monitoramento de NOC supervisionam a infraestrutura, como por exemplo: redes (LAN e WAN), hardware dos servidores e seus respectivos sistemas operacionais, estrutura de armazenamento e virtualização, e bancos de dados.  

Entre as principais responsabilidades do NOC, podemos destacar: 

  • Monitoramento de rede; 
  • Reação rápida a incidentes; 
  • Administração de sistemas de comunicação (e-mail, voz e vídeo); 
  • Relatórios de performance, qualidade e otimização; 
  • Gerenciamento de firewall e controle de IPS; 
  • Análise de ameaças externas. 

Além disso, o NOC também realiza atividades a fim de garantir a segurança da informação, como tarefas rotineiras de backup, atualização de licenças e implementação de softwares de segurança.

3 razões para monitorar sua infraestrutura de TI com o NOC! 

Você sabia que redes monitoradas apresentam uma resposta 69% mais rápida, enquanto o tempo de reparo é 32% menor, quando comparadas às redes não monitoradas?   

Empresas que monitoram sua infraestrutura de forma eficiente, criam rotinas de gerenciamento e de atualização para o sistema operacional e garante maior otimização, eficiência e segurança em seu ambiente, sistemas e informações.

Confira 3 razões para começar a monitorar sua infraestrutura de TI!

1) Monitoramento contínuo (24×7) e maior segurança  
Uma das grandes razões para implementar o NOC, é que o monitoramento da sua Infraestrutura pode ser feito 24h por dia e 7 dias por semana. Assim, todas as vezes que houver irregularidade na rede, é disparado uma notificação, e o time pode agir na correção do problema de forma instantânea, ou seja, em tempo real, evitando prejuízos com downtime e redução da produtividade. 

O monitoramento contínuo também reforça a segurança dos dados, pois durante esse processo, falhas, violações e possíveis tentativas de ataque podem ser detectadas. E a partir disto, medidas preventivas e protetivas podem ser tomadas, evitando invasões, vazamentos ou perda de dados.

2) Maior agilidade na antecipação de eventos e resolução de problemas 
Uma outra vantagem do NOC, é que ele fornece informações essenciais sobre a rede e as áreas que necessitam de melhorias, contribuindo para uma atuação preventiva e proativa para a estabilidade efetiva das redes.
O serviço também fornece relatórios para as equipes que prestam suporte de infraestrutura, permitindo maior agilidade para antecipação de eventos e resolução de problemas, que poderiam impactar o usuário final/cliente, e trazer diversos prejuízos para os negócios.

3)Economia e eficiência 
Ao eliminar possíveis instabilidades e indisponibilidades dos sistemas e redes, o NOC possibilita a otimização dos processos, o aumento da produtividade e a eficiência das equipes de todas as áreas, que podem ser empregados em ações que tragam maior lucratividade para o negócio.
Sendo assim, podemos afirmar que o principal benefício de monitoramento e gerenciamento de Infraestrutura é a economia com a redução de custos operacionais e o aumento da eficiência com a otimização dos recursos computacionais da empresa.

Por que contratar um suporte NOC terceirizado? 

A terceirização de serviços de TI é a melhor opção de custo-benefício, pois eleva o patamar de gestão e qualidade de infraestrutura, que passa a contar com profissionais altamente qualificados e especializados para atender a todas as demandas. 

Além do mais, com o NOC terceirizado sua empresa não precisará ter uma equipe de TI muito grande, possibilitando que os profissionais dessa área possam focar no que realmente importa: o core business. 

Imagine ter que contratar vários profissionais qualificados, disponibilizar toda a estrutura necessária para a sustentação do seu ambiente tecnológico, como manutenção, monitoramento, segurança dos dados, backup, suporte técnico, etc. Um investimento desse, pode acabar gerando mais custos e menos eficiência do que a terceirização. 

Empresas de NOC que atuam com proatividade são sempre a melhor opção! 

A Trade Technology é uma empresa referência que possui excelência em infraestrutura, monitoramento e suporte de TI. E com apoio de grandes parcerias, fornecemos as tecnologias mais atuais, disponíveis no mercado, com foco em constantes atualizações de pacotes de segurança, realizando monitoramento proativo e preventivo.

E o melhor, contamos com um time de especialistas em suporte NOC, altamente qualificado, que oferece monitoramento contínuo 24X7 e gerenciamento de infraestrutura de TI, com emissão de alertas, análise agregada de eventos, relatórios com informações, recomendações e sugestões para otimizar o desempenho e a segurança de seu sistema. 

Além de serviços flexíveis e robustos de backup as a service, redes, cloud, banco de dados e suporte para toda sua estrutura de TI com equipamentos de diversos fabricantes como: IBM, Oracle, Cisco, RedHat, Linux, Microsoft, Lenovo, AWS, Google, Fortinet, VMWare, Veeam, entre outros.

Deixa que a gente cuida da sua TI enquanto você foca no crescimento do seu negócio.
Fale com nossos especialistas aqui e descubra como podemos te ajudar! 

Back To Top
Buscar