Skip to content

Descubra alguns benefícios do Banco de Dados Oracle

Trabalhar diariamente com coleta e armazenamento de grandes quantidades de dados se tornou um desafio para negócios que não possuem uma infraestrutura de TI adequada. Ainda é possível encontrar empresas que utilizam apenas planilhas para gerir as informações, porém esta metodologia dificulta a evolução tecnológica da empresa e traz ineficiência para rotinas e processos.

Fonte: Freepik.

Os Bancos de Dados geram organização, facilidade, agilidade e segurança para as empresas, independentemente do seu ramo de atuação. Eles permitem o armazenamento de dados oriundos de vários sistemas e em quantidades expressivas. Também possibilitam organizar as informações para que possam ser acessadas com rapidez e segurança, mesmo que haja vários usuários simultaneamente.

Um banco de dados geralmente é controlado por um Sistema de Gerenciamento de Banco de Dados (SGBD). O SGBD serve como uma interface entre o banco de dados e seus usuários finais ou programas. Com ele, os usuários podem facilmente acessar, gerenciar, recuperar, modificar, atualizar, controlar e organizar o banco de dados e suas aplicações.

Os SGBD contém importantes funções para manter a segurança dos dados, tal como a restrição de acessos. O profissional responsável pela segurança geral destes sistemas é o Administrador do Banco de Dados, o chamado DBA. O DBA determina quais usuários poderão acessar o banco de dados e os tipos de operações poderão ser efetuadas.

Os tipos de armazenamento mais comuns são em bancos de dados voltados a modelos relacionais, ou seja, aqueles em que os dados são organizados no formato de tabela, com linhas e colunas. Esta é uma forma intuitiva e direta de representar dados, tornando seu processamento e a consulta eficientes. Para estes Bancos de Dados a linguagem padrão é a SQL (Structured Query Language, sendo que dentre os principais representantes desta tecnologia está a Oracle.

Banco de Dados Oracle

Fonte: blogs.oracle

O Banco de Dados Oracle é um SGBD desenvolvido pela Oracle Corporation e lançado no final dos anos 70. Possui uma arquitetura considerada flexível e rica em recursos para otimização de performance. Pode ser instalado em múltiplas plataformas, como Unix, Linux, HP/UX, BIM AIX, IBM VMS e Windows.

Sua linguagem de programação oficial é a PL/SQL, uma linguagem básica para criar não apenas banco de dados, mas também diversas outras ferramentas, tais como o Oracle Application Express, Oracle Forms, Oracle Workflow, Oracle Reports e Oracle SQL Developer.

O Banco de Dados Oracle disponibiliza segurança em várias camadas. Seus recursos fornecem flexibilidade durante a implementação de criptografia, e possui funcionalidades para a prevenção de ataques cibernéticos.

O sistema conta uma ampla gama de recursos para a segurança dos dados, como controles para avaliar riscos, impedir a divulgação não autorizada de dados, detecção e relato de atividades no Banco de Dados. Tais características tornam o banco de dados Oracle um sistema robusto, confiável e seguro.

Soluções Trade Technology

A Trade Technology oferece toda a experiência e qualificação de seu time de Infraestrutura de TI, aliada aos produtos Oracle. Nossas soluções englobam serviços de licenciamento, instalação, configuração e suporte de banco de dados.

Também, possuímos soluções voltados à segurança de Banco de Dados, criptografia, mascaramento de dados, monitoramento e identificação de vulnerabilidade.

Todos os serviços prestados são executados por especialistas certificados, altamente capacitados na instalação e configuração de bases de dados Oracle (Cloud ou On-Premisse). Nossos valores e planos são flexíveis e escaláveis, sempre buscando acompanhar o crescimento e as necessidades de nossos clientes.

Back To Top
Buscar