Skip to content

IBM POWER: otimize seu banco de dados

Fonte: IBM.

O cenário atual faz com que as empresas lidem diariamente com grandes volumes de dados. Trabalhar com esse tipo de demanda requer o uso de tecnologias mais robustas, projetadas para suportar uma grande quantidade de dados e informações.

A tecnologia IBM® Power Systems™ foi desenvolvida para suportar grandes volumes de dados, sistemas mais críticos e demandas em tempo real. As IBM Power são indicadas para aplicações de missão crítica, que exigem grande capacidade de processamento. Por isso, quando o assunto é banco de dados a tecnologia IBM® Power Systems™ mostra um desempenho expressivo em comparação à outras plataformas.

A principal razão pela qual a tecnologia IBM® Power Systems™ se tornou referência está relacionada ao seu poder de fazer mais com menos processadores, menos memória, menos I/O, menos espaço, menos calor, menos energia e menos licenças.

Fonte: IBM.

O barramento de memória POWER é até quatro vezes maior que as concorrentes. Cada processador POWER8 chega a 1TB de memória, fazendo com que mesmo os menores servidores sejam grandes o suficiente para acomodar sua aplicação, sem demandar de grandes investimentos.

A performance e os benefícios organizacionais dos bancos de dados dependem imensamente da infraestrutura na qual estão sendo executados. Essa diferença pode ser vista claramente quando o SAP HANA é executado em Power Systems. É por esse motivo que muitas empresas ao redor do mundo optam por investir no IBM® Power Systems™.

A tecnologia Power Systems consolida as cargas de trabalho dentro de um ambiente e, ao mesmo tempo, proporciona flexibilidade e facilidade para gerenciar os picos e as baixas da demanda de capacidade. Mostraremos esse potencial em uma aplicação real, a seguir.

Aplicações da tecnologia IBM Power Systems

Uma grande varejista da América do Norte e cliente da IBM há muito tempo, havia investido pesado em aplicações baseadas em outra tecnologia de processamento para sua solução SAP HANA Business Warehouse.

Seu plano era migrar suas cargas de trabalho do SAP ERP Central Component, Customer Relationship Management e Advanced Planner Optimizer para o SAP Business Suite em HANA.

Fonte: Freepik.

O cliente precisava consolidar todas as cargas de trabalho dentro de um ambiente ECC e, ao mesmo tempo, reduzir o TCO e diminuir os custos de transição para SAP S/4HANA. Além disso, a solução exigia flexibilidade e facilidade para gerenciar os picos e as baixas da demanda de capacidade. Além disso, devido ao desenvolvimento do alcance global da empresa, a solução não podia tolerar o tempo de inatividade, planejado ou não planejado.

Como opções, eles poderiam continuar executando a maior parte de suas cargas de trabalho de SAP na plataforma antiga ou migrar para POWER utilizando uma combinação de AIX e SUSE Linux.

Para ajudar a empresa nesta escolha, foi desenvolvido um caso de negócio financeiro para o ambiente SAP S/4HANA da empresa, utilizando um modelo comparativo de custo de propriedade para uma solução concorrente contra uma solução POWER, durante um período de três anos.

O modelo demonstrou claramente que o uso de uma IBM Power E880 proporcionaria a flexibilidade, contenção de custos e a confiabilidade que exigiam as operações da companhia. Além disso, a capacidade de executar cargas de trabalho de Big Endian e Little Endian no mesmo sistema em diferentes LPARs, melhoraria eficiências operacionais e facilitaria um ambiente virtualizado.

O cliente também escolheu visitar outras empresas que utilizavam Power Systems e pode ver de perto os benefícios de executar o SAP HANA na plataforma Power Systems. A partir disso, a empresa adquiriu três IBM Power E880 executando SUSE Linux Enterprise Server 11 e AIX. Eles também fizeram planos para servidores Power Systems adicionais para suportar SAP Business Suite no HANA e Business Warehouse.

Como Resultado do caso, foi observado uma redução de 55% no custo atual de propriedade, uma economia de US$ 2,9 milhões nos próximos três anos. Isso representou um retorno de investimento em seis meses e ROI de 140%.

A infraestrutura importa

Pense muito bem quando o assunto é sua infraestrutura de TI. A infraestrutura realmente importa. Muitas vezes as pessoas fazem escolhas baseadas em valores, mas não observam que, muitas vezes, o baixo custo inicial pode resultar em um custo elevado posteriormente. 

Fonte: Shutterstock.

Primeiramente, considere realize um mapeamento de suas aplicações e suas cargas de trabalho, para consolidar uma arquitetura adequada. Em seguida, opte por produtos que facilitem o gerenciamento e a performance de sua infraestrutura de TI, considerando também o baixo custo no longo prazo. 

Uma tecnologia defasada, pode gerar sobrecargas, pausas inesperadas e gargalos operacionais que impactarão no desempenho de toda sua empresa e poderão gerar prejuízos. A tecnologia IBM Power Systems é uma excelente escolha de infraestrutura para cargas de trabalho de missão crítica, com menor Custo Total (TCO).

Independentemente da sua escolha, o mapeamento e a avaliação são a forma mais assertiva e segura de otimizar sua infraestrutura de TI. A Trade Technology, possui os serviços de consultoria Infrastructure Assessment, que desenvolve o mapeamento completo das necessidades da Infraestrutura de TI da sua empresa.

Além disso, se você está considerando uma solução baseada em IBM Power Systems, saiba que a Trade Technology é Gold Business Partner IBM. Entrando em contato conosco, você garante que a sua empresa tenha acesso às melhores tecnologias do mercado, com um suporte personalizado e excelência no atendimento.

Back To Top
Buscar