Melhore seus resultados com Data Science

Autores: Aline Medeiros e Agatha Botelho.

Certa vez, Clive Humby, um matemático de Londres especializado em ciência de dados, agitou o mundo dos negócios ao fazer a seguinte afirmação: “Os dados são o novo petróleo”. Porém, assim como o petróleo, os dados precisam ser refinados para atingir um alto valor. 

Fonte: ABI.

Os dados em forma bruta são milhares de informações soltas. Para que essas informações possam ser aplicadas de modo a gerar um conhecimento, é necessário que um profissional especializado trabalhe para refiná-los, o chamado Cientista de Dados ou Data Scientist.

O Data Science permite processar e analisar grandes volumes de dados, que são gerados e armazenados diariamente nos bancos da empresa. Estas informações, combinadas com sistemas cognitivos e técnicas matemáticas, fornecem conhecimento e estatísticas sobre questões sobre o passado, a atualidade e, também, podem gerar insights sobre situações futuras.

Na indústria, por exemplo, o Data Science pode trazer retornos no gerenciamento de escalas de funcionários, escalas produtivas, compras de insumos, previsão das demandas, logística e muitos outros. Quando se controla os números associados a cada setor de Supply Chain, ganha-se em eficiência e desempenho, reduz-se custos de produção, excessos ou falta de produtos, otimiza-se o uso do tempo e da força de trabalho como um todo.

Fonte: Shutterstock.

Já em empresas pertencentes ao setor de varejo, o Data Science pode ser usado para gerar previsões de vendas, otimizar o atendimento ao cliente ou ações de marketing, cujas consequências podem influenciar positivamente no número de consumidores e no valor investido por eles.

Empresas que não possuem esse tipo de conhecimento disponível e decidem lançar novos produtos no mercado, correm o risco de não terem o retorno financeiro esperado. Quando se conhece as demandas do público-alvo e do mercado como um todo, a chance de assertividade aumenta consideravelmente.

O conhecimento em relação ao mercado e às necessidades das pessoas, não só evita maus investimentos, como pode trazer mais lucratividade e demanda pelo seu produto.

Algumas empresas, como a Trade Technology, oferecem o serviço de Data Science na forma de consultoria. Nela, nosso profissional vai até a sua empresa, levanta suas principais necessidades e o que pode ser desenvolvido com base nos dados do seu negócio. A partir destas informações, nosso profissional irá prescrever os procedimentos a serem realizados e quais soluções poderão gerar melhores resultados.

Além disso, a Trade Technology possui uma boa política de governança de dados, cumpri todos os critérios de LGPD e ainda disponibiliza serviços de consultoria voltadas ao compliance. Com isso, possibilitamos que sua empresa tenha acesso ao um serviço diferenciado de consultoria Data Science.

Data Science e Inteligência Artificial

Cada vez mais a Inteligência Artificial tem provido um universo de soluções que vão além da manipulação de dados. A partir dos dados iniciamos processos de robótica, automação, experiência com realidade aumentada, entre outras; não só no universo digital, mas também na elaboração de produtos.

Fonte: Pixabay.

Quando a empresa possui várias fontes de dados, dentre eles dados estruturados e não estruturados, uma boa alternativa para armazená-los é a criação de Data Lakes. Um Data Lake nada mais é que um repositório ideal para armazenar grandes e variados volumes de dados.

Após a obtenção dos dados, será necessário que eles sejam estruturados, pois este é o primeiro requisito para o uso de Inteligência Artificial (IA). Os dados estruturados são corretos, confiáveis e refletem o universo da empresa. Outro ponto essencial para a implementação da IA é a necessidade do profissional de Data Science para conduzir sua aplicação. 

O uso de IA em plataformas digitais como Netflix e Amazon permitem que os usuários recebam recomendações de produtos e serviços. A partir do uso de técnicas de machine learning e dados, as IAs são treinadas para prever a intenção de consumo do usuário.

Sabemos que o mundo está em constante evolução e que empresas que não buscam acompanhar esse ritmo se tornarão obsoletas com o tempo. Os dados são a porta de entrada para quem busca assertividade, bons resultados e evolução tecnológica. Considerando que o mercado está repleto de concorrentes que já usam essas tecnologias para conquistar mais espaço, não ter esse conhecimento é um risco muito alto.

Como vou obter o retorno do investimento?

Fonte: Shutterstock.

O retorno do investimento dependerá do setor em que sua empresa se situa e do comprometimento da empresa, do tipo de projeto desenvolvido e dos profissionais envolvidos. A seguir apresentamos algumas situações onde o ROI poderá ser observado:

  • Garantia de maior liquidez para a empresa, pois com o controle rígido de vendas e estoques, reduz-se os desperdícios e o mal uso dos recursos em compras excessivas de produtos e insumos;
  • As decisões serão orientadas a dados e pesquisas, isto permite errar no campo da simulação e não na execução dos projetos, logo os investimentos são feitos com maior segurança de retorno;
  • Adequação dos produtos as necessidades do mercado, gerando maiores demandas de vendas;
  • Aprender como o histórico de sua empresa, extraindo pontos chaves nos processos, conhecendo melhor o público da empresa e garantindo maior satisfação com os produtos e serviços fornecidos, o que resulta em maior fidelidade da clientela;
  • Identificação dos gargalos e oportunidades da empresa, a partir da manipulação técnica dos dados, mesmo daqueles com alto volume e que exigem análises complexas;
  • Avaliação das crenças adquiridos sobre o negócio, por meio de testes estatísticos, o que permite identificar com clareza o conhecimento adquirido das crenças geradas pelo efeito do acaso.

Neste artigo você pode conferir os benefícios do Data Science para empresas que buscam bons resultados no mercado. Portanto, a Trade Technology preparou uma oportunidade para empresas que tem interesse conhecer nossas consultoria de Data Science. Respondendo a nossa pesquisa sobre uso de tecnologias, a sua empresa concorre um dia de consultoria em Data Science, 100% gratuita. Participe, concorra e conheça na prática os benefícios do Data Science.



×