O que é a automação de tarefas com o RPA?

O atual cenário comercial é moldado por uma perspectiva ágil, onde as formas de produção se tornam cada vez mais flexíveis e rápidas, sem perder a qualidade demandada pelo mercado. A chamada indústria 4.0 exige que as empresas otimizem seus processos e busquem alternativas para ter uma produção cada vez mais escalável e eficaz. Para auxiliar nesse desenvolvimento, muitas empresas apostam em tecnologias emergentes e cada vez mais digitalizadas.

Fonte: Pixabay.

A automação é uma das opções mais procuradas por empresas que buscam transformar tarefas manuais repetitivas e rotineiras em processos rápidos e bem executados.

Neste texto, mostraremos o motivo pelo qual a automação de tarefas com o RPA é tão importante para empresas que desejam se manter competitivas e ativas no mercado. Apresentaremos também os benefícios que essa tecnologia pode trazer para suas rotinas e como ela pode ajudar a reduzir custos operacionais.

Por que a automação de tarefas é tão importante

Quando se pensa em melhorar os processos internos de uma empresa, o primeiro passo se consiste em identificar gargalos produtivos e tarefas-chave que, quando otimizadas, trarão mais agilidade e bons resultados ao setor.

Esses pontos de melhoria podem ser identificados por meio da Gestão de Processos de Negócios (BPM) e aprimorados com o uso de tecnologia. Uma alternativa amplamente utilizada por inúmeras companhias ao redor do mundo é a Automação Robótica de Processos, o RPA.

O RPA uma tecnologia em formato de software, desenvolvida para executar um grande volume de tarefas com 100% de precisão. Esse “robô” é configurado para manipular e validar dados, elaborar documentos, processar transações, emitir notificações, comunicar-se com outros sistemas digitais e automatizar qualquer tarefa que esteja programado para desenvolver.

As aplicações do RPA variam desde tarefas mais simples, como gerar respostas automáticas, até implantar milhares de robôs para automatizar ações em um sistema ERP.

O RPA é capaz de proporcionar inúmeras possibilidades para automatizar processos dentro de qualquer setor da empresa, basta a atividade estar inserida no ambiente digital e ter um padrão para sua execução.

Com o RPA sua empresa terá grandes vantagens relacionadas à rapidez com que as tarefas automatizadas serão realizadas. Observe que além da agilidade, você também ganhará em qualidade na execução dos processos, características decisivas na hora de conquistar mais espaço no mercado e obter bons resultados em relação à concorrência.

A economia do tempo de execução das tarefas também reflete no melhor aproveitamento dos profissionais, que muitas vezes dedicam várias horas para desenvolver de forma manual algumas atividades. Com o RPA, eles poderão ser redirecionados para atividades mais estratégicas, sem comprometer suas rotinas.

Fonte: Freepik.

Principalmente, estar atualizado com as tecnologias do mercado ajuda sua empresa a se destacar positivamente junto ao seu público-alvo e com seus fornecedores. Ações como estas mostram que você está engajado em acompanhar o mercado, sem perder espaço e qualidade de entrega em relação aos seus concorrentes.

Quais os benefícios da automação com o RPA?

A automação traz diversos benefícios, mas podemos destacar que com processos automatizados você evitará erros, retrabalhos e ainda terá a possibilidade de aumentar seu desempenho operacional, escalando mais robôs para executar tarefas com perfeição.

Abaixo, pontuamos algumas vantagens que podem ser obtidas a partir da automação de processos com o RPA.

Redução de Riscos

O RPA é programado para realizar exatamente o script o qual foi programado, sem dar margem para erros ou equívocos. Imagine como isso é bom para quem trabalha no setor financeiro, contábil ou realizando pedidos de insumos diariamente. Dessa forma, a automação evita o retrabalho e contribui para o aumento da qualidade de seus serviços.

Integração de Sistemas

Com a automação do RPA é possível adicionar dados em planilhas e integrar essas informações ao seu ERP. A ferramenta também possibilita acessar APIs para obter ou validar informações importantes. Por exemplo, o RPA pode verificar informações do cliente, junto ao site da Receita Federal e atualizar essas informações em seu sistema interno. Ou também aferir se há pagamentos atrasados, emitindo notificações e e-mails de cobrança para a pessoa em questão.

Redução de Custos

Automatizar processos com RPA pode reduzir consideravelmente custos operacionais, visto que você terá um robô com capacidade de desenvolver uma atividade de forma ininterrupta, 24 horas por dia, durante o ano inteiro. A redução dos retrabalhos e a assertividade com que a automação executa as tarefas também ajudará a sua empresa a evitar perdas de recursos e otimizará seu tempo operacional, que também reflete nos gastos.

Compliance

A automação do RPA é capaz de desenvolver qualquer tarefa, sem que os dados manipulados sejam vistos por colaboradores. É possível utilizá-lo para tornar dados anônimos, ajustando os nomes reais para pseudônimos; mascarar informações financeiras, dentre outros. Os robôs também podem emitir alertas e notificações sobre potenciais violações de dados, ajudando na segurança e preservação da informação.

Escalabilidade

Com a automação sua empresa estará preparada para desenvolver tarefas mesmo sob uma alta demanda. A grande vantagem dos RPAs está na facilidade em reprogramá-los para desenvolver diferentes atividades. Basta usar a solução correta que você poderá rapidamente ajustá-la para atender às suas rotinas e demandas específicas.

Automação com Inteligência Artificial

Fonte: Freepik.

A Inteligência Artificial (IA) com o RPA impulsiona a tomada de decisão e o aprimoramento contínuo dos processos. A aplicação da IA eleva o nível de resposta aos problemas, possibilitando identificar situações de risco mais rapidamente.

É possível também fazer o sistema aprender sua regra de negócio e personalizá-lo para gerar respostas, relatórios, planilhas e insights confiáveis. De fato, o RPA com a IA é uma experiência mais sofisticada de automação, por isso empresas que trabalham com essa tecnologia ganham tanto destaque no mercado.

Existem várias soluções de RPA sendo comercializadas, dentre elas destacamos a WDG Automation, uma empresa brasileira que foi recentemente adquirida pela IBM. Sua tecnologia de automação com inteligência artificial vem conquistando cada dia mais espaço no mercado. Além da IA, O RPA da WDG Automation possui interfaces mais amigáveis, valores mais acessíveis e uma série de benefícios exclusivos em sua plataforma.

Com o controle de Workflow, que possibilita ao usuário programar a execução dos processos por etapas ou até criar mais de um script, por meio de sub-rotinas. Outra característica interessante do RPA da WDG Automation, é que ele pode ser integrado a diversas soluções como sistemas legados, Web, Windows, Java, Mainframe através do Terminal 3270, URA, Chatbot e APIs.

Você pode ter essa tecnologia na sua empresa entrado em contato com a Trade Technology. Agende uma demonstração e veja como o RPA da WDG Automation pode trazer eficiência e qualidade aos processos do seu negócio.



×