Skip to content

Os benefícios do outsourcing de desenvolvimento de software

Autores: Ricardo Ishida e Agatha Botelho.

O outsourcing, mais conhecido como terceirização, é uma estratégia cujo objetivo vai além da contratação de uma empresa prestadora de serviço. Ela estabelece uma parceria, na qual os envolvidos estão engajados em resolver o problema da melhor forma possível.

Fonte: Shutterstock.

Na busca pela competitividade no mercado, empresas recorrem a modernização de seus negócios para acompanhar as tendências mundiais. Uma estratégia muito adotada é o uso de soluções tecnológicas, principalmente por meio da utilização de softwares que facilitem seus processos ou aumente a satisfação do cliente.

Todas as empresas precisam de tecnologia, seja no varejo, indústria, agronegócio, transporte ou qualquer outro setor. No entanto, para negócios que não são voltados ao TI, quando se trata de desenvolvimento de software, a alternativa mais buscada é o outsourcing. 

O outsourcing consiste na contratação de profissionais terceirizados para realizar a produção de material ou um serviço estratégico para a empresa. Ele visa mais do que contratar uma empresa prestadora de serviço, mas firmar uma parceria, na qual todos os envolvidos estão engajados em resolver o problema do negócio da melhor forma possível.

Este método é altamente viável para empresas que precisam de serviço  específico e não possuem uma equipe qualificada e livre para realizar tal atividade. Para resolver esse problema, a procura por outsourcing de desenvolvimento de software vem crescendo a cada ano.

Benefícios da criação de softwares personalizados

Cada organização possui seus objetivos, seu plano de negócios, sua persona e diversas particularidades que podem ser determinantes para o sucesso no uso de uma nova ferramenta. É muito difícil encontrar um software pronto, que atenda às suas necessidades. Assim, o desenvolvimento de software customizado é ideal para satisfazer a realidade da sua empresa.

A prática do outsourcing para produção de software tem como principal benefício da redução de custos. O desenvolvimento interno de um sistema ou aplicação gera gastos muito altos, pois exige a contratação e a manutenção de uma equipe profissional qualificada em diversas áreas e atualizada em diversas tecnologias.

O outsourcing também permite acesso a profissionais especializados, que realizarão atividades como: coleta e análise dos requisitos, escolha das tecnologias mais adequadas ao contexto, estruturação e gestão do projeto, implementação, testes, implantação e manutenção do software.

Fonte: Pixabay.

Além disso, o tempo para o desenvolvimento do software é otimizado, pois os profissionais possuem foco total na entrega da melhor solução e não sofrerão intervenções pontuais relacionadas a outras demandas, como ocorreria em uma equipe interna de TI.

Outro benefício muito importante quando se opta pelo outsourcing de desenvolvimento de software, é poder focar no core, ou seja, na essência do seu negócio. Com isso, as equipes da sua empresa se preocupam e colocam as energias naquilo fazem melhor, entregando cada vez mais valor aos seus clientes.

Viu como é vantajoso contratar um serviço de outsourcing de desenvolvimento de software? No entanto, lembre-se que para realizar esse tipo de serviço, sem dores de cabeça, você precisa entrar em contato com empresa que ofereça tecnologia de ponta, tenha excelentes profissionais  e um suporte de qualidade, assim como a Trade Technology.  

O outsourcing de desenvolvimento promove a Transformação Digital

Fonte: Pixabay.

A transformação digital é um processo no qual as empresas utilizam tecnologia e gestão estratégica para obter resultados melhores. Consiste em uma mudança estrutural da organização, na forma de pensar dos colaboradores, na adesão à tecnologia. Deve-se dar usar a tecnologia como ferramenta estratégica e facilitadora para o negócio.

Portanto, o sucesso da transformação está intimamente ligado ao engajamento e comprometimento dos funcionários, com os objetivos do negócio, ou seja, para impulsionar o sucesso, deve haver uma união de toda a empresa, não apenas de algumas pessoas da mesma equipe.

O outsourcing de desenvolvimento de software contribui para este cenário, pois promove o acesso de especialistas e novas tecnologias à sua empresa. A realização desse intercambio profissional fomenta a motivação e o engajamento de seus colaboradores. Essa ação é imprescindível para o sucesso da Transformação Digital, afinal, seu foco está nas pessoas.

Além disso, o outsourcing abre portas para o uso de novas tecnologia disruptivas, como inteligência artificial, big data, data science e internet das coisas. Essas tecnologia promovem a comunicação, a coordenação e a colaboração entre os envolvidos no negócio, contribuindo para iniciativas relacionadas à transformação digital. 

Ao direcionar demandas específicas para a empresa contratada, você também deixará seus funcionários mais disponíveis para se dedicar à gestão, aperfeiçoamento e planejamento estratégico do negócio, que passará a evoluir e obter melhores resultados no mercado.

Além do serviço de outsourcing de desenvolvimento, a Trade Technology possui a consultoria Trade Starter da Trade Technology , ideal para empresas que buscam a transformação digital. Nesta consultoria, identificamos os gargalos produtivos e desenvolvemos uma estrutura para otimizar os processos e garantir bons resultados ao seu negócio.

A Trade Technology possui as melhores parceiras e toda a estrutura que você precisa para desenvolver o seu software ou iniciar a transformação digital do seu negócio. Entre em contato conosco, mostre a sua ideia e nós ajudaremos você a torná-la realidade. 

Back To Top
Buscar