Skip to content

Suporte NOC: tudo que você precisa saber

Suporte NOC

Hoje em dia, quase todas as empresas dependem de uma boa infraestrutura de TI para fornecer seus produtos e serviços e, consequentemente, continuar lucrando. Portanto, manter essa infraestrutura com bom desempenho é fundamental e envolve a função do suporte NOC. É sobre isso que vamos falar hoje, continue lendo! 

Dessa forma, o NOC é o responsável por antecipar instabilidades, garantindo a funcionalidade dos recursos de infraestrutura, com monitoramento contínuo ativos da empresa, podendo ser reativo ou proativo. 

O que é o Suporte NOC? 

O NOC, do inglês “network operations center“, é um local centralizado onde as equipes de TI monitoram o desempenho e a integridade desses ativos.  

De modo geral, o NOC é formado por um centro de operações com painéis e softwares de monitoramento, além de analistas que atuam com o objetivo de interpretar alertas, analisar sintomas, monitorar o status dos ambientes e dar suporte ao gerenciamento da infraestrutura de TI. 

Assim, os serviços de monitoramento de NOC supervisionam a infraestrutura, como por exemplo: redes (LAN e WAN), hardware dos servidores e seus respectivos sistemas operacionais, estrutura de armazenamento e virtualização, e bancos de dados. 

Por que o Suporte NOC é cada vez mais importante? 

O NOC é responsável por monitorar os ambientes dos clientes via painéis e notificações, desempenhando papel fundamental para garantir os melhores indicadores de disponibilidade dos serviços de TI. 

O que implica em ter também uma equipe com conhecimentos indispensáveis de Linux, Windows, redes, virtualização e ferramentas de monitoramento líderes de mercado como o Zabbix. 

Nesses centros de operações é possível verificar aspectos determinantes para o funcionamento do sistema e seu desempenho, como por exemplo: 

  • Espaço em disco; 
  • Utilização do processador e memória RAM; 
  • Processos de banco de dados; 
  • Falhas; 
  • Temperatura e umidade do datacenter.

Por que terceirizar o Suporte NOC? 

Economia e assertividade 

Como você já deve ter percebido, um bom suporte NOC exige profissionais qualificados e equipamentos de ponta para executar a função com a competência que ela exige. 

Desse modo, terceirização é uma solução econômica, pois uma equipe de especialistas estará atenta ao monitoramento da infraestrutura de TI, fornecendo a solução mais adequada no menor tempo possível. 

Ou seja, isso significa que, sobretudo, mesmo antes de o problema surgir, nosso time de Suporte de NOC será capaz de identificá-lo, sem precisar que o cliente contrate para isso tanto equipe especializada quanto softwares e equipamentos necessários, podendo focar completamente naquilo que realmente importa: o core business do seu negócio. 

O Suporte NOC da Trade Technology oferece emissão de alertas, análise agregada de eventos, relatórios com informações, recomendações e sugestões para otimizar o desempenho e a segurança de seu sistema, entre outros requisitos que podem ser personalizados a cada cliente. 

Enfim, agora que você já sabe o impacto que um bom Suporte NOC pode ter sobre os seus lucros, nos procure, basta clicar aqui. 

Por fim, esse conteúdo foi útil para você? Compartilhe nas redes sociais e não deixe de nos seguir! Estamos no LinkedInInstagramFacebook e também no Youtube

Este artigo tem 0 comentários

Deixe um comentário

Back To Top
Buscar