Skip to content

Transforma Digital: A estratégia pós-crise

O novo Coronavírus trouxe um cenário de instabilidade e incertezas para inúmeras empresas ao redor do mundo. No entanto, o desafio ainda não acabou. Existe um questionamento que será determinante para a continuidade de muitos negócios: como as organizações podem se tornar mais fortes após a pandemia do Covid-19?

Fonte: wbem.com

Sabemos que não existe uma fórmula exata para o sucesso pós-crise, pois esse desfecho está conectado a diversos fatores como o produto/serviço comercializado, o acesso ao consumidor, seus colaboradores, suas estratégias de negócio, seu alcance, entre outros aspectos. No entanto, todas essas características podem ser otimizadas com o uso da tecnologia.

Quando ocorre uma crise, a empresa precisa estar preparada para agir e contornar a situação da melhor maneira possível. No entanto, é importante observar que o desespero e a inflexibilidade, neste momento, podem ser responsáveis pela ruína do negócio.

As crises podem fomentar o melhor da sua equipe, revelar novas oportunidades de negócios, desencadear iniciativas para a inovação tecnológica e incitar melhorias nos processo. Estar atento a essas aberturas pode ser um fator decisivo para fugir da falência.

No entanto, para que a empresa consiga ser responsiva às mudanças, é necessário que a informação seja fornecida e compartilhada entre as equipes de forma transparente e consistente. Mostraremos como atingir esse objetivo utilizando a tecnologia como um viés para otimizar pessoas, que é o foco da Transformação Digital.

A Transformação Digital na cultura da empresa

A Transformação Digital se trata de tecnologias maximizando pessoas e, por isso, os colaboradores devem ser o principal foco para que essa mudança seja bem sucedida. Atualmente, considera-se a Transformação Digital como uma necessidade empresarial. Diante disso, muitos tomadores de decisão vêm buscando alternativas para acelerar a digitalização, seja atualizando seus sistemas ou reconfigurando completamente suas tecnologias para apoiar essa estratégia.

No entanto, antes de decidir quais tecnologias implementar, deve-se ter em mente que a mudança proposta pela Transformação Digital se inicia pela cultura da empresa. Perceba que não é o avanço da empresa que impulsiona o uso da tecnologia, mas sim a tecnologia que promove o avanço da empresa.

Fonte: Freepik.

Empresas que desejam um ambiente digital eficiente devem estar abertas a mudanças, e isso engloba toda a equipe. Contudo, para que haja sucesso nessa transição, os gestores devem avaliar o grau de maturidade da empresa para absorver novas tecnologias e preparar as equipes para recebê-las.

Segundo o Relatório de Tendências de Proteção de Dados da Veeam, 2020, 44% das empresas entrevistadas citam a falta de habilidades no mercado ou o conhecimento de TI como barreiras para o sucesso de suas transformações. Por isso, muitas vezes a Transformação Digital acaba sendo mal sucedida. Para evitar falhas, os gestores devem buscar conhecimento, analisar o cenário, os clientes e preparar sua equipe para a mudança da cultura da empresa.

A adoção de metodologias ágeis auxilia na adaptação das empresas às mudanças do mercado. O uso de frameworks ágeis como Scrum, Kanban, XP, PDCA e Lean; ajudam a tornar os processos corporativos mais dinâmicos, aumentando a entrega de valor e a produtividade dos negócios.

Fonte: Shutterstock.

O Business Agility é a nova forma de se manter competitivo no mercado. A exigência do consumidor e a velocidade como a tecnologia evolui, faz com que aquela ideia de planejar novos produtos em ciclos de 3 ou 5 anos não seja mais eficiente. Em vista disso, as empresas devem adaptar seu modelo de Negócio para uma estrutura mais responsiva, ágil e inovadora.  

Busque alternativas como montar times multidisciplinares, melhorar a coordenação entre as equipes ou setores e dar maior autonomia de ação e decisão para as pessoas. Outro ponto relevante para migrar para um novo modelo de negócio é a contratação de uma consultoria. A consultoria Trade Starter ajuda na identificação de gargalos, otimização de processos e na implementação das tecnologias mais atuais.

A implementação correta de tecnologia ajuda a reduzir custos com o tempo gasto na execução de processos, além de melhorar consideravelmente a assertividade, como foi o caso do Grupo RFK.

A parceria com a Trade Technology fomentou a Transformação Digital na empresa, que ainda se encontra em processo de transição. No entanto, já é possível observar resultados positivos na redução de custos. Após a consolidação da parceria, foi possível identificar gargalos e otimizar processos fabris, otimizando em 90% a compra de insumos pelo Grupo RFK.

A Transformação Digital e a ciência de dados

A Transformação Digital deve se concentrar nas pessoas. Portanto, lembre-se que além de buscar alternativas para otimizar o desempenho de seus colaboradores, você deve encontrar maneiras de aprimorar a experiência de clientes com o seu produto/marca, assim como atrair novos públicos.

Fonte: Pixabay.

A personalização de serviços é uma alternativa atraente para o consumidor. Todos gostam de encontrar produtos ou serviços personalizados. Para que isso seja possível, a empresa deve analisar dois pontos: a jornada de seus cliente e os dados coletados sobre seu público-alvo.

A análise de dados gera acesso à informação. Com base na ciência de dados e cálculos estatísticos, você terá informações consistentes e poderá se antecipar em relação às necessidades de seus clientes, uma vantagem única e decisiva em momentos de crise. Além disso, você posiciona a sua marca à frente da concorrência.

Usando a ciência de dados, associada à Inteligência Artificial (IA), sua empresa poderá obter insights que mostram o que fazer para obter melhores resultados. Imagine ter uma ferramenta dessas antes de lançar um novo produto ou executar uma nova campanha de marketing? 

Aumente suas chances de sucesso pós-crise, entrando em contato com a Trade Technology. Conosco, você estará em contato com especialistas altamente qualificados e tecnologias de ponta, além do melhor suporte. Comece a sua Transformação Digital hoje.

Back To Top
Buscar