Skip to content

Veja as tendências em TI para 2022

A pandemia de COVID-19 acelerou a transformação digital e virtualização dos negócios mundo afora e em 2022, isso não deve ser diferente. Reunimos no artigo de hoje as principais tendências para o próximo ano, confira!  

Inteligência artificial ainda mais forte 

Produtos e serviços inteligentes, ou seja, alimentados por inteligência artificial (IA) – geralmente algoritmos de aprendizado de máquina – e capazes de nos ajudar de maneiras cada vez mais inovadoras, já estão presentes na rotina de usuários e empresas e a tendência é que isso se intensifique ainda mais nos próximos anos.  

Afinal, a AI já está em todos os lugares. 

Desde os nossos onipresentes celulares e os algoritmos de redes sociais, até softwares de gestão com análise preditiva, controle de estoque e de produção, análise de exames e históricos médicos, identificação das placas dos carros registradas por radares de velocidade e infinitas outras possibilidades de uso.  

Assim como também capacita grande parte da automação de processos robóticos, RPAs, permitiu que as cargas de trabalho fossem reduzidas nos departamentos de administração, logística, contabilidade e RH, entre outros. 

Aliás, seja qual for o setor da sua empresa, é muito provável que você descubra que existe uma solução movida a AI projetada para tornar sua vida mais fácil. 

Aumento das plataformas nativas da nuvem  

 Segundo o relatório Gartner 2022, para fornecer recursos digitais de verdade em qualquer lugar, as empresas deverão se afastar das migrações familiares de “elevação e mudança” em direção às plataformas nativas da nuvem 

Já que essas plataformas usam os principais recursos da computação em nuvem para fornecer recursos escalonáveis e elásticos relacionados à TI “as a service”, entregando um tempo de retorno mais rápido e custos reduzidos. 

Dessa forma, a Gartner prevê que as plataformas nativas da nuvem servirão como base para mais de 95% das novas iniciativas digitais até 2025 – contra menos de 40% em 2021.  

Assim também prevê a IBM Brasil:  

“No próximo ano, será necessário fazer um inventário de seus ambientes de TI para selecionar quais aplicações e cargas de trabalho são mais adequadas para a nuvem e quais devem permanecer on premise”  

8 em cada 10 empresas devem aumentar seus níveis em cibersegurança  

Com os ciberataques cada vez mais cotidianos, empresas de todos os setores se tornaram alvo, principalmente, dos ultra perigosos ransomwares.   

De acordo com a rede de notícias CNN, o ano de 2021 foi o pior ano para a cibersegurança no Brasil e, portanto, para que isso não se repita, cerca de 83% das empresas brasileiras devem investir nessa área.  

De modo geral, a área de Segurança da Informação continuará em crescimento, junto com a requisição de adequação das empresas à LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados, que já está em vigor desde 1º de agosto desse ano.  

2022: Digitalização, dataficação e virtualização 

Durante 2020 e 2021, tivemos a chance de experimentar virtualização de nossos escritórios e locais de trabalho, quando o trabalho remoto foi rapidamente adotado – tendência que segue em crescente, segundo especialista britânico em inovação Bernard Marr.  

Em 2022, estaremos cada vez mais familiarizados com o conceito de um “metaverso”: mundos digitais que coexistirão em paralelo com o mundo físico em que vivemos.  

Dentro desses metaversos, como o proposto recentemente pelo fundador do Facebook, Mark Zuckerberg, iremos realizar muitas das atividades que estamos acostumados a fazer no mundo real, incluindo trabalhar, jogar e socializar.  

À medida que a taxa de digitalização aumenta, conforme explica o especialista, esses metaversos modelam e simulam o mundo real com uma precisão gradativa, que nos permitirá ter experiências mais envolventes e convincentes no mundo digital.  

De fato, atualmente, Ericcson e outras companhias de tecnologia, já trabalham em dispositivos de imersão para metaversos.  

Pois, muito em breve, estima-se que até 2030, a “internet dos sentidos” oferecerá experiências virtuais indistinguíveis da realidade, incluindo feedback tátil e até mesmo cheiros.  

E você, está preparado para esse admirável mundo novo?  

Continue de olho no que o mercado de TI conta de mais inovador! Siga a Trade Technology nas redes sociais. Estamos presentes no LinkedIn, Instagram, Facebook e Youtube.

Este artigo tem 0 comentários

Deixe um comentário

Back To Top
Buscar