IBM Security Guardium: Segurança de dados e compliance

Os crimes cibernéticos geram perdas significativas para as empresas. Segundo a pesquisa realizada pela IBM para o relatório Cost of a Data Breach 2019, invasões de dados custam em média US$ 3,92 milhões ao ano. O mesmo relatório também aponta que pequenas e médias companhias são as que mais sofrem com vazamentos de dados. Este tipo de perda pode ser devastadora para os negócios, podendo muitas vezes resultar no encerramento das atividades da empresa.

Fonte: Freepik.

Para reduzir a vulnerabilidade a ataques cibernéticos e perdas de dados, aconselha-se que as empresas investam em tecnologias que garantam a integridade, proteção e privacidade dos dados.

Uma excelente alternativa para alinhar a política de segurança e governança de dados é o IBM Security Guardium, uma solução completa para o monitoramento, análise e segurança de banco de dados.

Plataformas como essa ajudam a reduzir ameaças cibernéticas. Elas também auxiliam na adequação às novas normas e leis, devido à centralização da segurança do banco de dados, impedindo atividades que gerem vulnerabilidades para eles.

O IBM Security Guardium é um Security Operations Center (SOC) que é um centralizador de operações direcionado para a segurança da informação. Com ele, é possível garantir a segurança, a privacidade e a integridade dos dados, mesmo em diferentes ambientes digitais.

Seus recursos de proteção como criptografia, máscara, edição de dados, bloqueios e alertas dinâmicos, impedem o sucesso de ataques de hackers e acessos não autorizados.

Fonte: Freepik.

Os avançados mecanismos de segurança da plataforma aprendem os padrões regulares do usuário, emitindo alertas em tempo real quando ocorrem atividades suspeitas, bloqueando-as ou enviando os IDs do usuário para quarentena.

O software oferece visibilidade total da atividade de dados e suporte para ambientes Hadoop e NoSQL. 

Além de manter a segurança da informação nos bancos de dados, o IBM Security Guardium também auxilia as empresas a automatizar controles de compliance, pois trata-se de uma solução desenhada para ajudar na proteção de dados sensíveis e críticos.

IBM Security Guardium e LGPD

A plataforma IBM Guardium possibilita identificar riscos de segurança, analisando e detectando vulnerabilidades nos bancos de dados. Portanto, empresas podem utilizar essa ferramenta como auxílio para a adequação à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Fonte: Shutterstock.

A partir da identificação de riscos à segurança de dados pessoais e confidenciais, nos bancos de dados, medidas protetivas poderão ser tomadas,  dificultando a perda de informações e facilitando a adequação à LGPD.

A plataforma também possibilita o monitoramento contínuo ao acesso e proteção dos dados confidenciais, para toda a empresa, reforçando políticas de segurança para acessar arquivos e dados sensíveis.

Abaixo listamos 5 características interessantes que fazem o IBM Security Guardiam um excelente aliado ao compliance:

1. Localizar e classificar dados

Os dados podem estar localizados em várias fontes, como: bancos de dados, data warehouses, ambientes de Big Data, arquivos e sistemas de arquivos, ambientes em nuvem, dentre outros. No entanto, com a ferramenta IBM, você  localiza e classifica esses dados automaticamente, com mais eficiência.

2. Atividade de monitoramento

Essa solução monitora padrões e atividades de acesso aos dados relevantes, evitando sua leitura, alteração ou exclusão, caso assim o desejar. Com isso, é possível controlar as atividades relacionadas aos dados, provendo maior segurança a eles.

3. Criar um registro auditável

A plataforma possibilita auditar acessos aos bancos de dados e aos servidores de arquivos da empresa, permitindo a criação de relatórios para atendimento às demandas dos auditores.

4. Automatizar o compliance

Como o compliance possui restrições de prazo, é importante que os relatórios e processos de entrega sejam regulamentados e automatizados, sempre que possível. Com o IBM Security Guardium, esse processo se torna mais eficiente e assertivo.

5. Fortalecer os repositórios de dados confidenciais

Para a LGPD não basta classificar e monitorar os dados existentes, pois a Lei exige que a proteção dos repositórios de dados seja uma tarefa contínua. A ferramenta da IBM é ideal para situações como essa, visto que possui funcionalidades próprias para manter a segurança da informação.

Por fim, o IBM Security Guardium ajuda as empresas a fortalecer a segurança de dados, sem perder a performance dos seus sistemas. Lembrando que a Trade Technology é parceira Gold IBM, por isso oferece essa plataforma, assim como serviços de monitoramento, backup, suporte 24/7 e muito mais. Entre em contato conosco e conheça nossas soluções para segurança de dados.

Também oferecemos serviços de consultoria LGPD, com um escopo completo, englobando todos os setores da empresa. Esteja em conformidade com a Lei e evite dores de cabeça e custos com multas.