O valor da infraestrutura de TI em tempos de Home Office

A pandemia do novo Coronavírus levou, emergencialmente, milhares de trabalhadores para o sistema Home Office. Nessa situação, é essencial que as empresas tenham uma boa infraestrutura de TI, para manter suas rotinas online estáveis e seguras.

A infraestrutura de TI consiste nos elementos que compõem e sustentam todos os sistemas de dados de uma organização. Ela engloba datacenters, armazenamento em nuvem, NOC, rede, service desk, outsourcing, projetos e todos os sistemas necessários para a existência, operação e gerenciamento da TI de uma empresa. 

O armazenamento de dados pode ser realizado por meio de hardwares físicos, por ambientes em nuvem ou também por ambos, as chamadas infraestruturas híbridas. No entanto, independentemente da estrutura escolhida, é importante atentar para a manutenção desses ambientes, pois são o centro de controle da informação do seu negócio. 

Fonte: Shutterstock.

Para empresas que buscam manter suas rotinas estáveis, ter uma boa infraestrutura de TI é indispensável, principalmente se considerarmos o momento atual em que vivemos, onde a Pandemia do novo Coronavírus levouemergencialmente, milhares de trabalhadores para o sistema Home Office. 

Uma boa rotina de Home Office exige a utilização de softwares, como por exemplo, Microsoft Teams, Zoom e Skype para a comunicaçãoTrelloTaskworld ou Asana para a gestão de atividades e manutenção do workflow; intranetsOffice 365 Business e ferramentas em nuvem, para a execução das atividades.  

Fonte: microsoft.com

Conduzir uma rotina de Home Office exige uma boa estrutura de rede, para evitar falhas e contratempos na realização das atividades diárias. Redes domésticas não dispõem da qualidade necessária para suportar um grande fluxo de dados, ainda mais se for usada por várias pessoas ao mesmo tempo.  Além disso, a estrutura simples das redes domésticas podem gerar aberturas que comprometam a segurança dos dados.

É válido ressaltar que o acesso remoto e o uso de softwares empresariais seguirão aumentando, conforme a Pandemia persiste. Esse comportamento atrai a atenção de cyber criminosos. Portanto, além de prestar atenção à qualidade da infraestrutura de uma empresa, devemos cuidar dos dados e da cibersegurança.

A infraestrutura de TI não impacta apenas em aspectos produtivos, mas também aos relacionados à segurança da informação. Ambientes adequados provêm maior segurança para seus dados. 

Torne sua infraestrutura de TI mais segura 

Sabe-se que a informação é a base para qualquer negócio. Para assegurá-la, é importante adotar práticas e arquiteturas que reflitam na proteção dos dados, tais como criptografia, mascaramento, políticas de acesso, firewall, licenças,  segurança de senhas, entre outros. 

Imagine como uma conexão doméstica desprotegida seria arriscada para um funcionário do setor bancário, que trabalha diariamente com dados sigilosos. Essa mesma exposição não ocorre quando ele está na empresa, pois geralmente existe uma série de recursos de proteção de rede. Por isso, antes de aderir ao home office, é importante dar atenção à infraestrutura de TI, como por exemplo a utilização de VPNs, garantindo que computadores remotos acessem com segurança os arquivos da empresa. 

Fonte: Pixabay.

A integridade dos dados também pode ser assegurada pela qualidade da infraestrutura de TI. Ter um Plano de Disaster Recovery é indispensável para empresas que buscam a segurança da informação. Ele permite recuperar os dados e os serviços de TI, após um incidente externo 

A Trade Technology, por meio do NOC (Network Operation Center), realiza a revisão e atualização do Plano de Disaster Recovery para garantir sua eficácia e usabilidade quando necessário. Além disso, oferecemos um portfólio completo de serviços para infraestrutura de TI, incluindo monitoramento e suporte 24h por dia, 7 dias por semana. 

Conheça também a Consultoria Infrastructure Assessment da Trade Technology, que realiza o mapeamento completo das necessidades de alocação de informações em banco de dados da sua empresa, com serviços: On Premise, On Cloud e Infraestrutura Híbrida.

Quando se tem uma equipe com profissionais especializados, mapeando a sua infraestrutura e direcionando as melhores ações, sua empresa toda sai ganhando. Uma boa infraestrutura de TI permite a melhoria da organização estratégica da empresa e possibilita a implantação de novas tecnologias que potencializam o seu negócio, como por exemplo, softwares que utilizam inteligência artificial. 



×